terça-feira, 17 de julho de 2012

Terras indígenas: "o filé do mercado de carbono mundial"

"Defendemos formas de vidas plurais e autônomas, inspiradas pelo modelo do Bem Viver-Vida Plena, onde a Mãe Terra é respeitada e cuidada, onde os seres humanos representam apenas mais uma espécie entre todas as demais que compõem a pluridiversidade do planeta. Nesse modelo, não há espaço para o chamado capitalismo verde, nem para suas novas formas de apropriação de nossa biodiversidade e de nossos conhecimentos tradicionais associados."

É a partir desse discurso, publicado no documento final do IX Acampamento Terra Livre -- Bem Viver-Vida Plena, elaborado e assinado por mais de 1.800 lideranças indígenas que participaram da Cúpula dos Povos no mês de junho de 2012, no Rio de Janeiro (RJ), que as comunidades indígenas propõem a sustentabilidade do planeta.

De acordo com Augusto Santiago, coordenador do Programa Direito a Terra, Água e Território, as comunidades indígenas têm um modo de produção diferenciado do manejo comercial e, nesse sentido, destaca, as terras indígenas brasileiras "têm sido mais eficientes do que as unidades de conservação para a conservação da biodiversidade".

Na avaliação de Santiago o modo de produção e de vida das comunidades indígenas está ameaçado, especialmente porque "os quase 20 milhões de hectares reconhecidos na América do Sul como de posse de povos indígenas são o filé do mercado de carbono mundial. É ele que os operadores do mercado pretendem usar como base de troca para que as corporações possam dar continuidade a seus negócios", diz em entrevista à IHU On-Line, por e-mail.

Ao defender o modo de produção e de vida das comunidades indígenas da América Latina, ele enfatiza que a "tradição não deve ser vista como algo estático e imobilizante, ela se inova e reinventa a partir do contato com o novo. As comunidades também se interessam pelo uso dos produtos e das tecnologias, e nosso objetivo não é voltar ao passado, mas sim construir um futuro com mais justiça. O que questionamos em nosso coletivo é o lucro acima da vida, a obsolescência programada, o patenteamento da vida".

Augusto Santiago é coordenador do Programa Direito a Terra, Água e Território, que reúne 13 organizações brasileiras que atuam nessa temática. Trabalha na Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), organização ecumênica de serviço, prestes a completar 40 anos de existência, tendo apoiado cerca de dez mil pequenos projetos nesse período. Confira a entrevista.

Nenhum comentário: