segunda-feira, 16 de julho de 2012

Saúde indígena MS


Funcionários do SESAI (Secretaria Especial da Saúde Indígena) vão atender 50% nos postos de saúde das aldeias de Dourados a partir desta semana. Hoje reunidos no Pólo Base de Dourados agentes de saúde, AISAN, Médicos, técnicos e enfermeiros não tem condições de atender 100% da comunidade indígena, pois não tem condições de trabalho.
Na sexta-feira 13 de Julho os funcionários se reuniram na escola Tengatui e apontaram os problemas de cada posto de saúde e medidas que estão sendo cumpridas essa semana. Algumas dessas medidas são: Serão atendidas só emergência nos postos de saúde da aldeia e a prioridade são crianças, idosos e gestantes.
A equipe vai se dividir, um dia os postos de saúde da Bororó funciona enquanto no Jaguapiru os funcionários e comunidade faz uma mobilização, concientização da população de como está a situação do SESAI. E quando os postos de saúde do Jaguapiru atender no Bororó os funcionários e comunidade vão seguir a mesma medida.
Na reunião de sexta-feira funcionários levantaram listas do que falta para uma condição humana de atendimento.
“estamos trabalhando em condições sub-humanas dentro saúde indígena” afirma Fernando de Sousa presidente do CONDISI (Conselho Distrital de Saúde Indígena).
Serão distribuídos panfletos pelos agentes de saúde. Essa são as maneiras que foi encontrada para não deixar de atender os indígenas mas sem deixar de fazer manifestação. “Isso não é uma paralisação, e sim uma manifestação, são maneiras que nos leve a trazer melhorias para a saúde indígena” diz Fernando de Sousa.

Nenhum comentário: