terça-feira, 31 de julho de 2012

Aquidauana: exposição mostra que Cultura Terena existe e resiste

O projeto “Vucapanávo”, que na língua terena significa “vamos em frente", apresenta de 7 a 11 de agosto a exposição de fotografias e vídeos, na sede da Fundação de Cultura de Aquidauana (Fundaq). Algumas escolas do município também recebem a exposição, que é patrocinada pela Petrobrás e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e realizada pela Dom Negócios Culturais.

A jornalista Naine Terena de Jesus, idealizadora do projeto, explica que a exposição conta com 15 fotografias e cinco vídeos. Os materiais foram produzidos por 30 professores das aldeias Limão Verde/Córrego Seco, Bananal, Ipegue, Lagoinha e Água Branca, situadas em Aquidauana. 

Segundo a idealizadora, as escolas receberão as fotos e vídeos, sempre acompanhados de um monitor Terena. “A ideia é que os estudantes da cidade tenham um pouco mais de informações sobre os Terena, povo indígena vivente nessa região”, disse Naine.

Segundo ela, as fotos e vídeos destacam aspectos culturais da arte Terena, como grafismo, modos de fazer, mitos, idosos. Além disso, fomenta o interesse dos jovens estudantes Terena acerca da própria cultura; gera renda para os professores indígenas, participantes do projeto através de bolsa auxílio; proporciona acesso aos resultados da oficina gratuitamente; auxilia na melhoria do ensino nas escolas indígenas; distribui material produzido para escolas indígenas Terena da região e; gera renda na cadeia produtiva cultural de, pelo menos, três estados: Mato Grosso, Mato Grosso do sul e São Paulo.

“O processo que nos leva a este projeto iniciou-se através do apoio do da Petrobras e do Ministério da Cultura, a partir do áudio documentário Quem chorará por nós, realizado em projeto anterior. Este projeto fomentou o interesse das comunidades em continuar um trabalho de registro e resgate da arte e cultura Terena, para fortalecer a escola indígena diferenciada”, finaliza a autora. 

Como resultado final do projeto serão produzidos DVD's com os vídeos realizados pelos professores, que serão distribuídos gratuitamente para os participantes e instituições públicas divulgadores da cultura Terena. O projeto "Vucapanávo – Vamos em frente" foi um dos selecionados do Petrobras Cultural, edição 2010/2011. 


Fonte: Assessoria
 

Nenhum comentário: