quarta-feira, 18 de julho de 2012

Contra politicagem, líderes querem não-índios fora das aldeias

Como forma de barrar a politicagem dentro da Reserva em Dourados, lideranças indígenas querem impedir a entrada de não-índios nas aldeias Jaguapiru e Bororó.
Na tarde desta terça-feira, representantes das aldeias entregaram no Ministério Público Federal (MPF) um documento assinado pelos caciques Vilmar Martins Machado (Jaguapiru) e César isnarde (Bororó). Nele consta uma série de pedidos elencados para justificar o impedimento de não indígenas nas aldeias. O mesmo documento foi entregue à Funai e Polícia Federal. Apenas os veículos oficiais não necessitarão de autorização, diz o documento.
A decisão de barrar a entrada de não-índios nas aldeias ocorreu durante reunião geral, em junho. Foi decidido que, a partir desse mês, todas as pessoas que adentrarem a Reserva terão que passar por uma triagem, a ser feita por lideranças indígenas, para uma avaliação e retirada de autorização. Deverá também responder a perguntas.
A medida foi tomada principalmente para tentar barrar a entrada de candidatos nas aldeias. Nessa época do ano eles adentram as aldeias, fazem promessas e arrancam votos dos indígenas.
Os políticos locais também foram taxados, conforme revela um trecho do documento . “Servirá como forma de protesto contra o descaso dos políticos locais frente a situação de desprezo que fazem à nossa comunidade, pois todas as vezes que procuramos as autoridades políticas locais, estas dizem que nossos problemas são de responsabilidade federal”.

Como entrar

Para entrar nas aldeias, as lideranças sugerem que seja necessário uma autorização, que deve ser feita na sede das lideranças, localizada ao lado do posto indígena da Funai. As pessoas que já possuem o documento deverão fazer um novo pedido.
Cabe agora ao MPF analisar o pedido das lideranças e decidir se ingressará na justiça com o documento.

Fonte: Dourados Agora

Nenhum comentário: