terça-feira, 6 de novembro de 2012

Pesquisador da UCDB apresenta artigos em congresso no Chile


Nesta quinta-feira (8), José Francisco Sarmento, pesquisador e coordenador do setor de comunicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (NEPPI/UCDB) e coordenador do curso de Design da Católica, apresenta trabalho em Santiago, no Chile, durante o III Congresso Latino Americano de Antropologia. O evento é realizado pela Associação Latinoamericana de Antropologia – ALA (Asociación Latinoamericana de Antropología) e acontece de hoje (5) a 9 de novembro.
O pesquisador apresenta o artigo “Novas mídias e Interculturalidade entre os índios no Mato Grosso do Sul, Brasil”, escrito por ele em parceria com o professor Neimar Machado, também docente da UCDB e o professor Antônio Brand (in memorian). O texto analisa as trajetórias de inclusão digital nas aldeias de Mato Grosso do Sul, destacando iniciativas e perspectivas visualizadas pelas comunidades quanto à apropriação das novas tecnologias da informação, comunicação e mídias.
De acordo com o artigo, conclusões iniciais indicam que as novas mídias podem constituir-se em instrumento importante no esforço das comunidades de fazer-se ouvir pelo entorno regional, frente ao silêncio dos meios de comunicação de massa. Além de serem importante mecanismo de documentação, fortalecimento cultural e denúncia, essas novas mídias permitem a esses povos manifestar-se como sujeitos etnicamente diferenciados e abrem espaço para uma comunicação intercultural. Os resultados parciais das análises de inclusão digital nas áreas indígenas sinalizam a busca de um "território virtual", sem cercas que confinam, imobilizam. Sem limites para a comunicação indígena, o que permite relativizar as antigas fronteiras impostas pelo colonialismo.
O professor José Francisco apresenta também o trabalho “Novos olhares e os desafios das consequências da perda territorial na Terra Indígena de Caarapó, MS, Brasil”, realizado por Eva Maria Ferreira, pesquisadora do NEPPI e professora do curso de História da UCDB, Rosa Colman, também pesquisadora do NEPPI e Antônio Brand (in memorian). O texto discute os resultados iniciais de um projeto de pesquisa em andamento, voltado para a investigação das consequências da perda territorial e do correspondente confinamento e escassez de recursos naturais sobre o processo de reprodução dos conhecimentos tradicionais, tendo como foco a Terra Indígena de Caarapó.
Congresso
O congresso tem o título "Antropologías en Movimiento. Ideas desde un sur contemporáneo" e é organizado pela Universidade do Chile, Universidade Católica de Temuco, Academia Universidade de Humanismo Cristão, Universidade Arcis, Universidade Alberto Hurtado e Universidad Austral de Chile e convida ao diálogo sobre os objetivos do estudo da Antropologia na América Latina e no mundo. São esperados mais de mil pesquisadores, que apresentarão mais de 900 trabalhos nos 42 simpósios programados.

 Assessoria/NG

Nenhum comentário: