segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Indígena mulher é eleita para dirigir a Foirn pela primeira vez

A indígena Almerinda Ramos, do povo Tariano, será a primeira mulher indígena a presidir os destinos da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) nos próximos quatro anos.
O fato histórico foi concretizado nesta quinta-feira (8), quando ela foi eleita por maioria de votos, durante o último dia da 17ª Assembleia da Foirn.

O evento reuniu entre os dias 5 e 8 deste mês, no município de São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), lideranças indígenas e instituições governamentais como a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind).

Almerinda substitui Abraão de Oliveira França, do povo Baré, e tem como vice diretor-presidente, Isaías Fontes Baniwa, e como suplentes os tukanos Renato Matos e Nildo Fontes, e Marivelton Baré.

A assembleia em São Gabriel, cujo tema foi “Movimento Indígena, Direitos dos Povos e Diálogos sobre Gestão e Sustentabilidade”, também foi marcada pelas comemorações dos 25 anos da Foirn. Entidade foi criada em 30 de abril de 1987, com a missão de defender os direitos dos povos indígenas que habitam a região do rio Negro.

Representada pelo secretário do órgão, Bonifácio José Baniwa, a Seind fez uma explanação dos dez anos de participação indígena no Governo do Amazonas, além do plano de 50 anos, cujo objetivo é integrar as ações governamentais com a formulação, implementação, execução e gestão de políticas públicas de etnodesenvolvimento dos povos indígenas, por meio do programa Amazonas Indígena.

Além de reunir lideranças, o evento também contou com a presença dos representantes de instituições como a Fundação Nacional do Índio (Funai), as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Produção Rural (Sepror), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), a Secretaria de Especial de Saúde Indígena (Sesai) e o Instituto Socioambiental (ISA).

 *Com informações da assessoria de comunicação

Nenhum comentário: