terça-feira, 29 de maio de 2012

Sem acordo! Indígenas prometem “guerra” contra Policias Federais

“Não queremos violência, mas se um de nós for agredido ou até mesmo desrespeitado haverá sim, um conflito”, avisou disse Huni Kui.


O Secretário de Justiça e Direitos Humanos no Acre (Sejudh) Nilson Mourão terminou uma longa conversa com aproximadamente 300 indígenas que ocupam a sede da FUNAI, em Rio Branco, na manhã desta segunda-feira (28).
Na última semana, a Justiça Federal determinou a retirada dos manifestantes que permanecem acampados a quase um mês em protesto contra as precariedades e a falta de assistência médica. 
A decisão judicial será cumprida nesta terça-feira, 29, por agentes da Polícia Federal. Nilson Mourão tentou intermediar a saída pacífica dos indígenas , mas eles prometem entrar em conflito caso os agentes usem da  força ou de armamento.
“Se eles usarem da força nós vamos usar nossas armas. Não queremos violência, mas se um de nós for agredido ou até mesmo desrespeitado haverá sim, um conflito”, avisou disse Huni Kui.
Em entrevista ao Complexo O Rio Branco, Nilson Mourão declarou que é contra a retirada a força dos indígenas. Ele ressaltou ainda que estará mobilizando todos os poderes competentes para que seja encontrada uma solução para as reivindicações apresentadas pelas lideranças indígenas.
A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) também participou da extensa conversa e ficou acertado que será realizada uma rodada de debate entre autoridades acreanas e do Governo Federal e entidades que representam os indígenas. A data do debate deverá ser anunciada até esta terça-feira (29).

Nenhum comentário: