quinta-feira, 10 de maio de 2012

Imaginário da cidade de Dourados sobre a população indígena



Ontem (09/05) o site Dourados News publicou a matéria relacionada a comentários preconceituosos sobre a manifestação pacifica onde indígenas bloqueiam a rodovia 156 que liga Dourados-Itaporã.
É impressionante o quando a população carrega o preconceito no peito. Os indígenas apenas estão reivindicando seus direitos, o manifesto é pacífico, por que não podem? A rodovia Guaicurus hoje foi fechada por funcionários da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), mas o povo não se manifestou, infelizmente os índios são alvos de preconceitos mais uma vez.
Um comentário dizia que os índios não pagam imposto, e o que é então quando o índio compra nas lojas da cidade, nos mercados, paga energia, ônibus, o que é isso então?
A população carrega uma imagem desatualizada, informações pobres, antigas.
Hoje há leis que garantem o direito do índio. Os indígenas também trabalham, estudam. Espero que esse povo da cidade se conscientize e pense o que vai dizer. Afinal os índios são ser humanos e todo ser humano como um cidadão brasileiro que tem seus direitos e deveres garantidos em lei merece respeito.
AJI – Ação de Jovens Indígenas 


Nenhum comentário: