segunda-feira, 7 de maio de 2012

Começa hoje campanha de vacinação contra gripe

As 136 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da região iniciam hoje a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar, até dia 25, 391,8 mil pessoas, ou 80% dos idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, indígenas e profissionais de Saúde do Grande ABC.
As primeiras campanhas contra o vírus influenza contemplavam apenas os idosos, grupo mais suscetível a complicações decorrentes da doença. Segundo o infectologista da Faculdade de Medicina do ABC, Hélio Vasconcellos Lopes, esse perfil mudou porque a gripe também muda. "O vírus sofre mutações constantes e, a cada ano, nova vacina deve ser elaborada."
No caso das crianças e gestantes, vale o mesmo que para os idosos. Já para os profissionais de Saúde, a campanha tem como objetivo impedir que transmitam a doença para pacientes.
De acordo com o especialista, os indígenas, incluídos na campanha deste ano, devem ser imunizados porque, durante gerações, foram menos expostos aos vírus por conta do isolamento das aldeias. "Em populações isoladas, o vírus da gripe pode provocar epidemia e mortes."
Não podem ser imunizadas apenas pessoas que têm alergia a ovo. O médico explicou que isso ocorre porque geralmente a vacina é preparada com proteína de ovos. "Fora isso, não há contraindicação ou efeitos colaterais", garante.
Quem reclama de contrair a gripe após tomar a vacina não teve efeito colateral, segundo Lopes. "O que ocorre é que a vacina tem 70% de eficácia. A pessoa pode tomar e não funcionar." Mesmo assim, é importante que todos que fazem parte dos grupos de risco sejam imunizados.
H1N1
A epidemia de Influenza A (H1N1), ou gripe suína, preocupou o Grande ABC e o País em 2009 e 2010. Porém, conforme o infectologista, foi completamente controlada. "O vírus só sobrevive quando está no corpo das pessoas. Se não há mais ninguém com a doença, ela não é transmitida." A vacina deste ano imuniza contra a doença.

Camila Galvez

Nenhum comentário: