quarta-feira, 23 de maio de 2012

Antigos viveres: uma história contada peteĩ kuimba'e Kaja'a- Um Menino Sereio


Uma menina que nunca se interessou em sair, que gostava tanto de trabalhar e que só ficava dentro da casa fazendo artesanatos. Sua família toda gostava tanto dela, porém ela não tinha tempo de conversar com eles. Ela passava o dia limpando a casa, lavando as roupas em um rio muito grande, onde quase nínguém tomava banho. Nesse Rio as pessoas iam buscar àgua, e lá estava ela, sempre alí.
A noite as pessoas dançavam no ritual de dança, cada vez chamavam um para fazer a cerimônia. Na última cerimônia ela foi chamada e o paje a avisou para se afastar do Rio, pois alguma coisa iria acontecer a ela.
A menina, não dando ouvidos, continuava a frequentar o Rio, lavadondo suas roupas. Depois de três dia ela ouviu um barunho muito estranho vindo do meio do Rio, mas o mesmo não a amedrontou. Ela terminou da lavar, voltou para casa e comentou o acontecido com sua mãe.
Todas as noites, ela frequentava o ritual de dança, porém depopis que ela ouviu o barulho vindo do Rio, ela ficou tão triste, que perdeu até a vontade de dançar.
Se passaram mais dois dias, até que ela novamente voltou ao Rio, e ficou observando a aguá. Foi aí que ela viu, uma imagem tomando forma, era um homen muito lindo que estava alí, a sua frente. Ela ficou tão encantada com ele, que ela decidiu se aproximar um pouco mais... se aproximando também da àgua. De repente, ela foi caminhando, se afundando cada vez mais naquelas àguas, em direção aquele homem lindo, parado a sua frente, até que ficou totalmente submersa e desapareceu.
A sua mãe, que estava esperando em casa ela voltar do Rio, ficou muito preocupada, pois já era muito tarde e ela ainda não havia voltado, estava demorando mais do que de costume.
Certa hora da noite, o ritual da dança já estava por começar, então a mãe da menina foi até o paje aflita contando que sua filha não havia voltado do Rio aquela noite. O paje olhou tristemente e disse : - A sua filha foi levado pelo sereio, eu falei a ela para que se afastasse do Rio, mas ela não me ouviu. Vamos fazer o ritual da dança, em sua homenagem hoje, pois ela não voltará mais.
A menina nunca mais apareceu, nem para sua família, nem para ninguém. Depois de cinco meses sua mãe morreu, de tanta tristeza, querendo ver sua filha novamente.

Nenhum comentário: