quarta-feira, 16 de maio de 2012

O que vai virar da aldeia de Dourados daqui mais alguns anos?


Uma situação que preocupa a comunidade indígena da aldeia de Dourados é o lixo. Mensalmente é produzido muito lixo na aldeia, não se tem uma quantidade especifica de lixo que é produzido, mas se sabe que é enterrado por maiorias dos indígenas ou queimados.
Essa é a única alternativa encontrada na aldeia de Dourados para não deixar o lixo ao ar livre. Existe certos tipos de lixo que levam muito tempo para se decompor, como plástico, bateria de celular, pilha, equipamentos eletrônicos e outros. Porém até nos dias de hoje não se tem um programa para a reciclagem e para a coleta desses lixos na aldeia de Dourados, e isso é muito preocupante.


Outro fato que preocupa é conforme vai aumentando a população na aldeia, as casa são feitas uma do lado da outra, porém tem casa que chega a cinquenta metros, ou até menos uma da outra, porém cada casa tem a sua casinha (privada). Essa é a única alternativa que as pessoas encontram, são poucas as casas na aldeia onde tem vaso sanitário. A maioria ainda utiliza as casinhas para suas necessidades.
O que acontece é que com o acumulo de lixo, as terras vão ficando fracas, os lixos cada vez mais acumulando e isso leva a saúde da comunidade indígena em risco, e ainda preocupa muito a população, e a pergunta que se faz é o que vai ser da aldeia de Dourados daqui mais alguns anos?
AJI - Ação de Jovens Indígenas de Dourados

Nenhum comentário: