quinta-feira, 29 de março de 2012

Saúde, trânsito e questão indígena movimentam OAB/MS em abril

O mês de abril será marcado por eventos importantes para a OAB/MS e a sociedade civil. As comissões de trânsito e de saúde serão instaladas, as eleições municipais serão tema da campanha "Eleições Limpas" e a Comissão Permanente de Assuntos Indígenas irá promover eventos durante todo o mês para discutir e debater a realidade dos povos indígenas do Estado.
No dia 13 de abril, a vez da saúde ser o tema central das discussões, com a instalação da Comissão de Saúde, presidida pela advogada Flávia Cristina Robert Proença. Durante o lançamento, que será realizado na sede da OAB, na Capital, serão lançadas duas cartilhas para tirar dúvidas da população a respeito da Saúde Pública e da Saúde Privada.
A nova comissão também estará na "Cidade da Saúde", evento a ser realizado nos altos da Avenida Afonso a partir do dia 15 de abril. Serão 120 tendas com informações sobre prevenção e educação saúdavel.
A Comissão Especial de Assuntos e Estudos sobre Trânsito (Cetran) será instalada durante o Encontro Nacional sobre Segurança e Crimes no Trânsito, realizado durante os dias 16 e 20 de abril no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. Presidida pela advogada Ana Medeiros, o objetivo da Comissão é promover discussões sobre o aumento da violência no trânsito.
E durante todo o mês, a Comissão Permanente de Assuntos Indígenas, presidida pela advogada Samia Roges Jordy Barbieri, promove eventos alusivos ao Dia do Índio. Junto com o MPE (Ministério Público Estadual), a OAB/MS participa de ciclo de debates sobre a criança indígena, no dia 19 de abril, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, onde também acontece o lançamento do livro "Criança Indígena: Um olhar multidisciplinar", coordenado pela promotora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva e que teve participação da presidente da Comissão, drª Samia Barbieri.
Entre os dias 26 e 28, acontece a 3ª Semana do Índio da OAB/MS, no Museu das Culturas Dom Bosco. O objetivo é aproximar a cultura indígena da sociedade. "A gente muitas vezes não sabe de onde vem o gosto por deitar na rede ou tomar chá para passar dor de cabeça, por exemplo. Elas vêm do povo indígena", ressaltou a drª Samia.
E concluindo, a Comissão Especial de Acompanhamento das Eleições prepara o lançamento da campanha "Eleições Limpas 2012", a ser lançada no mês de maio. A exemplo da campanha de 2010, a deste ano também terá disque-denúncia, site e ampla campanha para acompanhamento das eleições de outubro.

Nenhum comentário: