sexta-feira, 9 de março de 2012

Passeata em favor da PAZ na aldeia de Dourados

Aconteceu hoje dia 09 de março a passeata em favor da paz na aldeia de Dourados.  "Queremos paz, violência não" este é o grito de guerra dos jovens indígenas das etnias Terena, Guarani e Kaiowá das aldeias Jaguapiru e Bororó que estiveram caminhando hoje. A passeata contou com alunos, professores e coordenadores da escola Francisco Meireles, Agostinho, Ramão Martins, Araporã e Reis Veloso, também lideranças indígenas e membros da comunidade.
Aproximadamente 300 indígenas foram as ruas gritando pela PAZ na aldeia de Dourados. As faixa que carregavam pediam politicas publicas, melhoras na educação, melhoras na saúde, opções de lazer e não se esquecendo de levar o nome das dez pessoas que já morreram só no mês de Janeiro e Fevereiro na Aldeia de Dourados.
A carta foi entregue ao Ministério Publico Federal pelos jovens da AJI juntamente com alunos, professores, lideranças e comunidade presente.




Dourados, 09 de Maço de 2012

Ao excelentíssimo Procurador da Republica Marco Antonio Delfino de Almeida
Ministério Público Federal
Dourados-MS

Assunto: Ativação da Vila Olímpica Indígena, Iluminação entre outros assuntos

Senhor Procurador da Republica,

Levando em conta o alto índice de violência que vem ocorrendo na Reserva Indígena de Dourados, nós jovens viemos por meio desta pedir providências emergenciais .

1-A abertura da Vila Olímpica, fechada há mais de uma ano.
Todos estudos antropológicos e sociológicos apontam  que se os jovens tiverem uma atividade de extensão fora a escolar, ele esta menos sujeito aos atos de violência.

2-Iluminação na Reserva. Os maiores crimes acontecem em cantos que são totalmente escuros.
sabe-de que  coibe-se em muito a violência.


3-Salas para as aulas, pois existe hoje em dia  aproximadamente 300 alunos tendo aula em salas improvisadas.

4-Os acordos já realizados com as questões de saúde começando pelo CAPS .

Estamos abandonados pelas politicas publicas, professores e lideranças. O índice de pessoas mortas somente nesse ano é de dez entre as idades de 9 ate 62 anos. Sendo que a grande maioria que sofre e comete violência esta na faixa de 12 aos 20 anos.

Estamos exigindo os nossos direitos que são contemplados na Carta Constitucional de 1988 e todos os acordos e tratados que o Brasil é signatário.

Sem mais,
Ação dos Jovens dos Indígenas-AJI
DISEI
CONDISI,
E os jovens da Reserva de Dourados

Nenhum comentário: