terça-feira, 6 de março de 2012

Passeata em favor da paz na aldeia de Dourados



A AJI - Ação de jovens indígenas se prepara para a passeata que acontecerá no dia nove de março. Esta passeata tem como objetivo chamar atenção a tanta violência que acontece na aldeia Jaguapiru e Bororó de Dourados - MS. Neste dia os jovens indígenas, a comunidade e lideranças indígenas vão gritar por justiça, pela paz na aldeia, pelos direitos que são violados.


Nos utimos meses o índice de morte de acordo com os dados da FUNASA/2011 este ano os casos de morte nas aldeias de Dourados foi maior que 2011, são seis mortes só em janeiro. E de acordo com a Polícia Civil de Dourados, ao todo a Reserva Indígena concentra hoje uma média de 25% dos homicídios de todo município. Em 2011 foram 11 assassinatos registrados na aldeia; uma média de 1 homicídio por mês. Destes, 8 foram solucionados tendo seus respectivos autores presos; o que resulta em 80% dos casos esclarecidos.
No entanto, enquanto a média de assassinatos em todo o município, que tem quase 200 mil habitantes é de 4 por mês, na aldeia, que tem a população bem inferior (13 mil) é de 1 por mês. O agravante é que em todos os casos na Reserva, os crimes são praticados com requintes de crueldade e de extrema violência, o que chama maior atenção da população de Dourados em relação aos homicídios praticados na área urbana.

Um dos casos de morte que mais chama tenção e considerado pela comunidade indígena como o mais bárbaro da aldeia, foi o assassinato de uma indígena. Pedrina Bogarin, de 69 anos, estava esquartejada. Braços e cabeça, separados, foram encontrados enterrados, em baixo do corpo. Já as pernas estavam atiradas bem distante do corpo. A cada semana pais sofrem a perdas de seus filhos e clamam por vingança e a violência só continua.

Diante disso a AJI convida você para estar neste dia nesta luta conosco, venha traga a sua força e coragem e nos apoie neste dia.

Passeata em favor d apaz na aldeia de Dourados
Dia:09/03/2012
Horas: Sete horas da manhã
Local: Saída da rotatória da aldeia Jaguapiru em direção a praça central da cidade

Mais informações:
 3422-2617 / 9909-8502
ajidourados@yahoo.com.br

AJI – AÇÃO DE JOVENS INDÍGENAS DE DOURADOS

Nenhum comentário: