segunda-feira, 12 de março de 2012

Poço na aldeia de Dourados


Antes de chegar água encanada na Reserva Indígena de Dourados (RID), as pessoas utilizavam os poços, quando chegou a água encanada, passaram a utilizar apenas ela. 
Acadêmica Mary Rosa Morales da Aldeia jaguapiru relata que o principal problema da água encanada na aldeia é que a maioria das pessoas não tem caixa da água para reservar água e então usam diretamente da torneira.

José Reginaldo de 56 anos morador da aldeia Jaguapiru fala que trabalhou por muito tempo como poceiro aproximadamente uns dez anos, ele conta que quando trabalhava furando poço ele era bem requisitado porque antigamente não tinha água encanada e quando as pessoas se casavam chamavam os poceiro para furar poço em suas casas, quando eram contratados para fazer os poços eram eles que determinavam o lugar porque se dependesse do morador eles queriam perto da casa, mas quem sabiam onde tinham água eram os poceiros.
De acordo com o Medico Zelik Trajber relata que até muitos anos atrás, haviam muitos poços familiares na aldeia. Eram poços superficiais, com poucos metros de profundidade, com pouca proteção interna e externa, facilitando a contaminação.
Os poços da Funasa , têm profundidade de 200 metros mais ou menos, são mais protegidos, menos sujeitos à contaminação e a água é finalmente clorada antes de ser distribuída.
 

Nenhum comentário: