quinta-feira, 17 de julho de 2014

ONU pede maior poder de decisão para jovens em todo o mundo

Por ocasião do Dia Mundial da População, celebrado nessa sexta-feira (11), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu a todos aqueles que têm influência para darem prioridade aos jovens nos planos de desenvolvimento, fortalecerem as parcerias com organizações lideradas por jovens e os envolverem em todas as decisões que os afetam.
Foto: ONU/Paulo Filgueiras“Ao capacitar os jovens de hoje, vamos lançar as bases para um futuro mais sustentável para as gerações futuras”, afirmou o chefe da ONU.
Ele lembrou que o mundo tem hoje a maior geração de jovens da história – 1,8 bilhão de um total de pouco mais de 7 bilhões de habitantes, ou 28% do total. A maioria deles vive em países em desenvolvimento, o que gera enormes desafios para criar oportunidades, principalmente nas garantias de educação de qualidade e trabalho digno.
O diretor executivo do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Babatunde Osotimehin, destacou que ao receberem qualificação e informação os jovens passam a contribuir mais plenamente para suas comunidades e nações.
“Um futuro sustentável depende da existência de populações resilientes, e não pode ser alcançado sem o investimento em jovens. Eles não só formam uma grande parte da população do mundo e merecem sua parcela justa por uma questão de equidade, mas também estão em uma fase crítica de seu ciclo de vida que irá determinar o seu futuro – e, portanto, o futuro de suas famílias, comunidades e sociedades”, afirmou Osotimehin.
Por outro lado, Ban Ki-moon também expressou sua preocupação com as adolescentes, que ao não possuir recursos para sair da pobreza, podem vir a enfrentar problemas como a discriminação, a violência sexual, o casamento precoce e gravidez indesejada.
“A solução está no investimento em saúde, educação, formação e emprego para os jovens, à medida que atravessam a fase crítica de transição para a vida adulta. Isso irá melhorar as perspectivas para as suas vidas e nosso futuro comum”, disse Ban.
As iniciativas dos jovens para reivindicar um futuro melhor também foram lembradas pelo secretário-geral, que ressaltou que o próximo ano será crucial para adotar uma a agenda de desenvolvimento pós-2015 que inclua objetivos e metas voltadas para a juventude.
“Investir na Juventude” é o tema deste ano
O investimento em jovens e adolescentes para que possam alcançar seu pleno potencial e contribuir para o desenvolvimento dos países é o tema escolhido pelo UNFPA para lembrar a data este ano.
O dia marca o início de uma ação global em redes sociais que visa a incluir as demandas de jovens e adolescentes como prioridade na futura agenda de desenvolvimento pós-2015.
A ação do UNFPA, que no Brasil adotará o lema “Jovens Somamos Mais” e a hashtag #investiremjuventude, pretende engajar os próprios jovens e adolescentes para que expressem suas necessidades e aspirações, compartilhando mensagens e imagens sobre os temas de seu interesse e ampliando sua participação no debate sobre as novas metas globais de desenvolvimento.
Brasil: jovens são 27%
Segundo o Censo 2010 do IBGE, o Brasil possui mais de 51 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos, o equivalente a 27% da população total; para a faixa etária de 15 a 24 anos, o total supera 34 milhões de pessoas, ou 18% da população aproximadamente.
Emprego, educação e segurança são alguns dos principais desafios enfrentados pela juventude brasileira: segundo dados de 2009, 61% das e dos jovens brasileiros com idade entre 18 e 24 anos estavam desocupados e 69% não frequentavam escola. Além disso, foram registradas 52 mil mortes anuais por causas externas, das quais 53% causadas por homicídios.
Saiba mais clicando aqui.

Fonte

Nenhum comentário: