quinta-feira, 10 de julho de 2014

MPF participa de audiência pública para debater a garantia da atenção à saúde do Povo Indígena Maxakali

O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República em Teófilo Otoni, participa, em conjunto com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, no dia 10 de julho, da audiência pública “Atenção básica à saúde dos indígenas Maxakali”, e um dos temas a ser debatido será o grave quadro de desnutrição que persiste há vários anos e que já ocasionou, só no primeiro semestre deste ano, a morte de várias crianças da etnia.
Nos últimos meses, oito crianças Maxakali foram vítimas de um surto de diarreia e vieram a falecer. Os surtos têm sido frequentes naquelas áreas indígenas há vários anos.
O Povo Indígena Maxakali se encontra, atualmente, dividido em quatro aldeias situadas no Vale do Mucuri, Minas Gerais e é apontado por vários pesquisadores como um dos poucos povos do Nordeste Mineiro que conservou aspectos consideráveis de sua cultura. Na concepção religiosa Maxakali, a mata e os diversos elementos que a compõem constroem, juntamente com o sobrenatural, as suas concepções de mundo.
Contudo, para a procuradora da República Paula Cristine Bellotti, representante do MPF na audiência, os índios Maxakali enfrentam o enorme desafio de superarem as dificuldades decorrentes de sucessivas administrações autoritárias, além do grave problema do consumo de álcool, vitimando membros da comunidade, inclusive com registro de casos envolvendo crianças, e ocasionando sérios conflitos internos.
Foram convidados a participar da audiência representantes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai); da Fundação Nacional do Índio (Funai); da Missão Caioá; das Secretarias Municipais de Saúde e Câmara de Vereadores dos Municípios de Machacalis, Bertópolis, Águas Formosas, Helena de Minas e Teófilo Otoni; hospitais da região; além de antropólogos, historiadores e outros.
O evento será realizado no Centro de Cultura de Águas Formosas, na rua Dr. Sebastião Figueiredo, 643, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (33) 3611-1303 ou (33)3523-1961.
Clique aqui e veja o edital da Audiência Pública.

Nenhum comentário: