sexta-feira, 10 de maio de 2013

Seminário abordará Documentação Indígena e Etnohistória

Nos dias 28 e 29 de maio acontece o I Seminário de Documentação Indígena e Etnohistória, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O seminário será realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI/UCDB) como resultado do projeto “Organização, Salvaguarda e Disponibilização on-line do acervo documental sobre os Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul do Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu”, apoiado pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça.





A programação tem como destaques as conferências com Bartomeu Meliá, jesuíta e antropólogo espanhol radicado no Paraguai, pesquisador do povo Guarani e José Ribamar Bessa Freire professor da Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio) e da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, onde coordena o Programa de Estudos dos Povos Indígenas.




Além das conferências, o seminário terá uma Mesa Redonda de troca de experiências entre pesquisadores e representantes de centros que trabalham com documentação indígena, oficinas de busca de documentos na plataforma do Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu (CEDOC) e o lançamento do livro Ñande Ypykuera ñe’ëngue (antologia guarani).




Todas as atividades do evento são gratuitas e os participantes receberão certificados. Para assistir às mesas e conferências não é necessário fazer inscrição. Para participar das oficinas é preciso preencher a ficha de inscrição, disponível no link http://www.neppi.org/noticias.php?id=984, e enviar para o e-mail ctekoarandu@gmail.com. Confira a programação completa:



28 de maio (terça–feira)

8h-9h - Abertura

- Mesa de abertura

- Vídeo relatório do projeto “Organização, Salvaguarda e Disponibilização on-line do acervo documental sobre os Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul do Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu”

9h30-11h30 - Mesa Redonda: Troca de experiências em documentação indígena e desafios

Coordenação: Dr. Neimar Machado de Sousa (UCDB/UFGD)

Expositores: Dra.Vera Lúcia Ferreira Vargas (Centro de Documentação Indígena UFMS – Aquidauana); Dr. Antonio Dari Ramos (FAIND/UFGD); Pe. Georg Lachnitt (Diretor do NEPPI/UCDB).

13h-17h30 – Oficina: Utilização do PHL para documentação indígena e etnohistória

Responsáveis técnicos: Gustavo Costa do Carmo e Arnulfo Morinigo Caballero (Centro de Documentação Teko Arandu/NEPPI/UCDB)

Local: Laboratório de Informática Bloco C sala 09/UCDB

13:00h-15:00h – Turma 1

15:30h-17:30h – Turma 2

19h-19h30 - Lançamento do livro Ñande Ypykuera ñe’ëngue (antologia guarani) - Pe. Bartomeu Melià.

19h30-21h30 – Conferência: A Documentação Indígena – Pe. Bartomeu Melià (Cepag/Assunção)



29 de maio (quarta-feira)

8h-10h - Conferência: Etnohistória – Dr. José Ribamar Bessa Freire (UERJ/UNI RIO)

10h15-12h Debate e encerramento do seminário

Nenhum comentário: