sexta-feira, 3 de maio de 2013

"Povos Indígenas no Norte do Paraná" está em exposição do Museu Histórico de Londrina

A exposição "Povos Indígenas no Norte do Paraná", que remete à riqueza das culturas Kaingang, Guarani e Xetá, já pode ser conferida no Museu Histórico de Londrina. Fotos, documentos e desenhos estarão expostos na Sala de Mostra Temporária.
A exposição toma como marco inicial o século XVI, com a chegada dos europeus e o início do contatoe das trocas culturais na região, apesar dos indícios arqueológicos da presença de seus ancestrais há milhares de anos.
Na visita ao Museu, o visitante terá a oportunidade de pensar a trajetória dos diferentes grupos indígenas, de reconhecer o respeito a diferentes tradições e perceber que a herança cultural indígena é essencial para a diversidade brasileira.

A exposição trará ainda, desenhos infantis expressando uma visão de mundo e consciência de si, que retratam asexperiências vivenciadas pelas crianças que iniciam seu processo de inserção na cultura comunitária.

Os problemas enfrentados pelos povos indígenas com relação à ocupação territorial também estarão representados através de fotos e documentos não só de estudiosos mas também, pelos próprios registros na luta por direitos de território e defesa da cultura.

Nenhum comentário: