quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

DENUNCIA PÚBLICA - SAÚDE INDÍGENA EM MATO GROSSO DO SUL




PREZAD@S,
 
CONSIDERANDO A SITUAÇÃO EM QUE NOS ENCONTRAMOS, O DESCASO PARA COM A SAÚDE DO NOSSO POVO E O DESRESPEITO PARA COM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE INDÍGENA E ESGOTANDO TODO O DIÁLOGO PARA AS POSSIVEIS MEDIDAS DE SOLUÇÃO, VIMOS EM PUBLICO MAIS UMA VEZ COBRAR PROVIDENCIAS URGENTES.

 

DENUNCIA PÚBLICA: SAÚDE INDÍGENA EM MATO GROSSO DO SUL

O Conselho Distrital de Saúde Indígena/CONDISI e o movimento indígena do estado de Mato Grosso Sul vêm a público denunciar a situação insustentável em que se encontra a saúde indígena. A situação vem piorando nos últimos dois anos mesmo com a criação da Secretaria Especial de saúde Indígena/SESAI em 19/10/2010, A expectativa das lideranças indígenas era de que os problemas seriam resolvidos e que no Maximo em 01 ano já poderíamos desfrutar de mudanças positivas para a nossa população. No entanto já se passaram 02 anos e 4 meses e os problemas só vem se agravando e  a partir do último ano o CONDISI/MS vem denunciando  sistematicamente o descaso para com a saúde da segunda maior população indígena do país. Nos dois últimos anos não há supervisão técnica, capacitações, falta de estrutura básica aos profissionais de saúde, o que acarretará inevitavelmente em agravamento do perfil epidemiológico do Distrito Sanitário de Saúde, arduamente conquistado nesses anos saúde indígena.
O Conselho de Saúde Indígena por desempenhar o seu papel, para o qual foi criado de fiscalizar, denunciar e propor medidas e ações para sanar as principais dificuldades tem sido desprezado e não tem tido apoio do DSEI/MS, ficando sem as mínimas condições técnica e operacional de cumprir com o seu papel de forma adequada, porem mesmo assim com recursos próprios e por meio de cotas e doações vem exercendo parte dos seus compromissos na defesa dos direitos básicos da população indígena do estado de mato Grosso do Sul. As agendas de reuniões ordinárias, mesmos com os recursos disponibilizados e com calendário de reuniões previamente aprovados, vem sendo boicotado e negado de forma arbitraria pelo atual gestor.
Outro agravante é o estado emocional em que encontram os profissionais de saúde que vêm sofrendo coerção por emitir opinião de insatisfação com a situação vigente e por reivindicarem melhores condições de trabalho.
E por ultimo recebemos denuncia com boletim de ocorrência devidamente registrado de varias situações de assedio sexual e moral com algumas profissionais. Frente ao exposto entendemos que o atual Coordenador do DSEI/MS não apresenta as mínimas condições morais e técnicas de continuar a frente da pasta de saúde indígena em Mato Grosso do Sul. Sendo isso de conhecimento da Secretaria especial de Saúde Indígena/SESAI/Brasília, e de vários membros da bancada sul mato-grossense o CONDISI/MS vem cobrar providencias urgentes com a exoneração do servidor responsável por esta situação caótica e restabelecer a ordem e as ações de saúde para o nosso povo em nossas aldeias.


ANEXO BOLETIM DE OCORRENCIA E CARTA DE MANIFESTAÇÃO

Fernando da Silva Souza – Presidente do
Conselho Distrital de saúde Indígena/CONDISI/MS

Conselho Distrital de Saúde Indígena
Mato Grosso do Sul
Condisi/MS

Nenhum comentário: