segunda-feira, 10 de junho de 2013

Jornalistas do mundo inteiro acompanham impasse entre fazendeiros e índios


-->
O impasse entre fazendeiros e índios na região de Sidrolândia, que resultou na morte de Oziel Gabriel, de 35 anos, durante reintegração de posse na Fazenda Buriti na última quinta-feira (29), chamou a atenção do mundo inteiro e virou destaque na imprensa internacional.
Pelo menos 50 jornalistas acompanham a disputa de terra no município, além da imprensa local estão na região equipes da Press TV, Hispain TV, Agência de Notícias de Londres e Agência Irã.
Também estão repórteres do programa Profissão Repórter da TV Globo, a EBC (Empresa Brasileira de Comunicação - Agência Brasil e TV Brasil), o jornal O Globo, Folha de São Paulo.
O jornalista Rony Curvelo, que representa as agências internacionais, disse que fica em São Paulo e manda as pautas para as agências no mundo todo e conforme o assunto a agência autoriza a ida dos profissionais até o local.
“Primeiro passei na Santa Casa de Campo Grande para entrevistar Joziel Gabriel, que foi baleado na última terça-feira (4), depois vim para Sidrolândia. Esta questão indígena chama atenção no mundo inteiro e nós estamos aqui para acompanhar de perto”, diz, acrescentando que no final da tarde, ele e o cinegrafista devem ir embora.
Há mais de duas semanas Mato Grosso do Sul enfrenta uma onda de invasões de terra e tensão. As famílias entraram pela primeira vez na área em 2003. No dia 15 de maio deste ano voltaram na fazenda Buriti, mas foram retirados na base da força na quinta-feira, quando incendiaram a sede da propriedade do ex-deputado Ricardo Bacha. Um dia depois, ainda revoltados com a morte de Oziel o grupo retornou à área.
Na última terça-feira (4) Joziel Gabriel, primo de Oziel, foi baleado no ombro na fazenda São Sebastião. Joziel está internado na Santa Casa com o projétil alojado na coluna. 

Viviane Oliveira e Aliny Mary Dias, de Sidrolândia

Nenhum comentário: