quinta-feira, 20 de junho de 2013

Funai lança vídeos sobre REDD+ e povos indígenas

Com o objetivo de incentivar o debate sobre a proteção territorial em Terras Indígenas, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), com o apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ) e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, realizou entre os dias 13 a 15 de junho de 2013 a I Mostra "Imagens da Autonomia: o vídeo etnográfico como instrumento para pensar o território".
A partir do recurso audiovisual, ferramenta utilizada há décadas por diversos povos indígenas, a Coordenação-Geral de Monitoramento Territorial da FUNAI (CGMT) busca motivar o encontro de realizadores e pensadores indígenas, parceiros institucionais e especialistas indigenistas, exibindo experiências diversificadas para a divulgação e fortalecimento das experiências indígenas de gestão territorial e ambiental.

Nesse sentido, foram lançados, na noite de 13 de junho, três vídeos dedicados ao mecanismo de REDD+ no que toca povos indígenas no Brasil. Os vídeos são algumas das iniciativas da CGMT/FUNAI para a disseminação de informações sobre o tema, com atenção especial aos acordos voltados para o mercado voluntário de carbono florestal e já firmados com diversos grupos indígenas na Amazônia brasileira.

REDD+ é um mecanismo com grande potencial de sinergia com a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental nos Territórios Indígenas, já que pode reforçar atividades dedicadas à conservação florestal e manejo dos recursos naturais. Os vídeos apresentados buscam informar as populações indígenas e a sociedade em geral sobre a importância da questão climática no que toca os povos indígenas, destacando o papel de seus territórios e modos de vida, além das vulnerabilidades a que esses grupos estão sujeitos.

O IPAM prestigiou o lançamento dos vídeos, evento que também contou com a presença de colaboradores do órgão indigenista oficial e representantes de instituições parceiras, entre outros convidados. O evento ocorreu no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.

Confira abaixo os vídeos que fizeram parte da I Mostra:

- A gente luta, mas come fruta - O manejo florestal realizado pelos Ashaninka da aldeia Apiwtxa no rio Amônia, Acre . Direção: Wewito Piyãko, Isaac Pinhanta, 40 MIN, 2006.

- Mokoi Tekoá Petei Jeguatá - Duas aldeias, uma caminhada. Direção: Jorge Ramos Morinico, Germano Beñites, Ariel Duarte Ortega, 65 MIN, 2008.

- Carta Kisêdjê para a Rio + 20. Direção: Associação Indígena Kisêdjê, 12 min, 2012.

- Vigilância Krahô. Direção: Juliano Pilotto Abelardino da Silva, Francisco Hyjno Krahô, 10 MIN, 2012.

- Placa não fala. Direção: Dominique Tilkin Gallois, Vincent Carelli , 27 min, 1996.

- De volta à terra boa. Direção: Mari Corrêa, Vincent Carelli, 21 min, 2008.

- Boca Livre no Sararé. Direção: Vincent Carelli, Maurizio Longobardi, Virgínia Valadão, 27 min, 1992.
 
Demian Nery/ IPAM

Nenhum comentário: