terça-feira, 10 de agosto de 2010

Indígenas pedem Permanencia de Fátima Vilarinho na FUNAI

Indigenas da etnia guarani kaiowá, Nhandeva e Aruak-terena pedem permanência de Administradora na Funai de Dourados.

Nesta terça feira 10/08, esta sendo realizado um protesto feito pelas lideranças indígenas com apoio de demais indíos da etnia guarani kaiowá, Nhandeva e aruak terena na Funai de Dourados-MS. O protesto acontece em decorrencia da publicação no diario oficial no dia 06 de agosto de 2010 em que foi nomeiada Maria Aparecida Mendes de Oliveira para nova administradora da Funai de Dourados. Neste somam aproximadamente mil indigenas que reivindicam e fazem movimento em favor da permanencia da atual chefe do núcleo da funai, Fátima Vilarinho. O indígena da etnia guarani, Ademir M, que é um dos manifestatentes afirma " É bom que porque ela nos entende, nos ouve e atende todo mundo que chega e apoia varios trabalhos nas aldeias".
. " Agora que entrou uma pessoa que está realmente olhando para comunidade e que tá tentando ajudar, nos deparamos com imposicoes de fora, sem avisar sem ver se a comunidade tá de acordo e nós enquanto lideranças eleitas e aceitas pelo povo, não vamos aceitar intromissões aqui na Funai..porque esse orgão tem o dever de apoiar e respeitar os povos indigenas" finaliza o vice capitão Leomar da aldeia Jaguapiru.
Na Funai de Dourados estão colocadas faixas em que mostra o descontentamento da comunidade caso outra administradora venha a assumir a direção do orgão. O protesto é pacífico e todos os que buscam atendimentos estão sendo recebidos.

Nenhum comentário: