quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Feira do Livro Indígena inicia na próxima terça-feira


O maior evento literário do Estado já está com quase tudo pronto para começar. A Feira do Livro Indígena de Mato Grosso (FLIMT) abrirá as portas para o público na terça-feira 6 de outubro a partir das 8h30.

A Feira será aberta com uma cerimônia espiritual indígena, acompanhada por danças, lançamento da Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas e o lançamento do Programa Cinemais Cultural.

No período noturno será a abertura oficial com a apresentação da Orquestra do Estado de Mato Grosso e apresentação de dança indígena. Durante a abertura também será lançada a Academia dos Saberes Indígenas, uma espécie de academia de letras, que valoriza o conhecimento tradicional não só escrito mas também oral.

Até o sábado 10 de outubro, a Feira proporcionará aos visitantes a oportunidade de entrar em contato com as diferentes etnias indígenas existentes no país, através de atividades como contação de histórias, pintura corporal e lançamento de obras.

As editoras e livrarias marcarão presença durante a Feira comercializando obras literárias sendo algumas com preço promocional. Palestras e oficinas enriquecerão a proposta da Feira que é levar o universo indígena e literário ao grande público. Todas as atividades serão gratuitas.

Os autores regionais terão durante a programação um momento para debater os caminhos da literatura regional e aqueles que publicaram obras de forma independente, também terão espaço, num estande destinado a eles.

A feira começa no dia 6 e segue até de 10 de outubro na Praça da República e no estacionamento do Palácio da Instrução em Cuiabá. As escolas interessadas podem participar da Feira, levando seus alunos para participarem das atividades.


Nenhum comentário: