terça-feira, 27 de outubro de 2009

Eleições,para um novo lider da comunidade apartir de 2010 na Aldeia Jaguapiru,Dourados MS.

Na aldeia Jaguapiru a 5 km da cidade de Dourados MS, já iniciou a campanha eleitoral para escolha dos novos líderes que irão representar a comunidade. Ocorreram inúmeras reuniões no interior da comunidade para organizar e dar legalidade a campanha eleitoral democrática. Aos líderes será depositado uma representatividade através dos votos dos membros da comunidade.

Juridicamente a Convenção 169 da OIT assegura a organização e autodeterminação dos povos Indígena. Essa Convenção Internacional assegura o Direito à organização e ao próprio desenvolvimento da comunidade. Serviu de base para que fosse organizada e montada uma Comissão Eleitoral formada por representante envolvendo cada seguimento da aldeia sendo eles:

Saúde, Educação, Associações, representante da cultura, lideranças, Jovens Indígenas, representante das mulheres Indígenas, caciques, representantes de esporte, representante das Igrejas e trabalhadores Rurais. Estes representantes de diferentes segmentos foram escolhidos pela comunidade. Formou-se uma Comissão democrática e os componentes da Comissão têm a função de ajudar a organizar a campanha eleitoral com o tema: ”lembre-se, Instituir liderança Indígena é prerrogativa exclusiva da Comunidade Indígena. Não abra mão desse direito! Nesta eleição você pode votar e escolher seu líder dentre as cinco chapas que concorrem“

As chapas que concorrem estão representadas abaixo por uma cor e nome de um líder.

-chapa de cor Branca candidato Vilmar Martins

-Chapa de cor Amarela candidato Cata Lino Aquino.

-Chapa de cor Azul candidato Renato de Souza

-Chapa de cor verde candidato Laucidio R.Flores

-Chapa de cor Vermelha candidato Diomar Peixoto

Uma das regras definidas pela Comissão Eleitoral diz: Somente poderão votar, Pessoas membro da comunidade maiores de 16 anos e moradores na aldeia Jaguapiru.

A eleição será no dia 20 de Dezembro de 2009 na Escola Ramão Martins das 8:00 ás 17:00 horas.

Denis Silva Figueiredo (presidente)

Silvio Ortiz (Vice-presidente)

Comissão eleitoral

Secretario organizador:Kened Souza


Nenhum comentário: