Na aldeia Jaguapiru a 5 km da cidade de Dourados MS, já iniciou a campanha eleitoral para escolha dos novos líderes que irão representar a comunidade. Ocorreram inúmeras reuniões no interior da comunidade para organizar e dar legalidade a campanha eleitoral democrática. Aos líderes será depositado uma representatividade através dos votos dos membros da comunidade.
Juridicamente a Convenção 169 da OIT assegura a organização e autodeterminação dos povos Indígena. Essa Convenção Internacional assegura o Direito à organização e ao próprio desenvolvimento da comunidade. Serviu de base para que fosse organizada e montada uma Comissão Eleitoral formada por representante envolvendo cada seguimento da aldeia sendo eles:
Saúde, Educação, Associações, representante da cultura, lideranças, Jovens Indígenas, representante das mulheres Indígenas, caciques, representantes de esporte, representante das Igrejas e trabalhadores Rurais. Estes representantes de diferentes segmentos foram escolhidos pela comunidade. Formou-se uma Comissão democrática e os componentes da Comissão têm a função de ajudar a organizar a campanha eleitoral com o tema: ”lembre-se, Instituir liderança Indígena é prerrogativa exclusiva da Comunidade Indígena. Não abra mão desse direito! Nesta eleição você pode votar e escolher seu líder dentre as cinco chapas que concorrem“
As chapas que concorrem estão representadas abaixo por uma cor e nome de um líder.
-chapa de cor Branca candidato Vilmar Martins
-Chapa de cor Amarela candidato Cata Lino Aquino.
-Chapa de cor Azul candidato Renato de Souza
-Chapa de cor verde candidato Laucidio R.Flores
-Chapa de cor Vermelha candidato Diomar Peixoto
Uma das regras definidas pela Comissão Eleitoral diz: Somente poderão votar, Pessoas membro da comunidade maiores de 16 anos e moradores na aldeia Jaguapiru.
A eleição será no dia 20 de Dezembro de 2009 na Escola Ramão Martins das 8:00 ás 17:00 horas.
Denis Silva Figueiredo (presidente)
Silvio Ortiz (Vice-presidente)
Comissão eleitoral
Secretario organizador:Kened Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário