segunda-feira, 15 de julho de 2013

Projeto Sorriso Legal vai levar educação e saúde às aldeias indígenas



O governo do Estado vai implantar, a partir do segundo semestre deste ano, o projeto Sorriso Legal nas escolas indígenas do Tocantins. Mais de cinco mil alunos vão ser beneficiados, em 150 aldeias do estado.

A iniciativa, que busca garantir saúde bucal aos estudantes por meio da prevenção, será desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e vai atender a 91 unidades escolares em comunidades indígenas a partir do mês de setembro. O Sorriso Legal conta com a parceria do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), que contribui com a doação dos kits de escovação.


O projeto é resultado da nova estrutura curricular implantada pela Seduc em 2013, que cria na grade escolar a Saúde Indígena, e faz parte das prioridades básicas do Estado com a educação de forma global do público estudantil. O trabalho de prevenção é realizado pelos educadores do ensino básico que atuam nas unidades das aldeias, sendo 209 professores indígenas e 97 não índios.


A meta do projeto, conforme explica a coordenadora da Assessoria Indígena da Secretaria da Educação e Cultura, Orcidália Martins Feitosa, “é universalizar o acesso dos estudantes priorizando a promoção, a recuperação e a prevenção da higiene bucal dos alunos indígenas, desde os cuidados gerais até, por exemplo, a escovação após o lanche”, exemplifica.


Ainda segundo a coordenadora da Seduc, o projeto Sorriso Legal vai beneficiar toda a comunidade indígena, uma vez que as crianças e adolescentes se tornarem multiplicadores da ideia nas aldeias. “ O projeto beneficia os alunos indígenas tendo a preocupação de atingir também toda a comunidade, pois ele será contínuo e o que é assimilado pelos jovens vai sendo passado aos mais velhos que não dispõem de conhecimentos suficiente, como aqueles valores relativos à correta higienização bucal”, argumenta Orcidália.


Para alcançar a meta desejada, a Seduc está buscando o apoio das universidades tocantinenses, de modo que os acadêmicos dos últimos períodos dos cursos da área de saúde sejam inseridos no projeto. Com isso, os futuros profissionais contribuiriam na execução das ações básicas, proferindo palestras e outras atividades, como forma de garantirem experiência de estágio curricular.


Nas aldeias


Para o líder da Aldeia Manuel Alves 19 de Abril, no município de Itacajá, cerca de 300 km a nordeste de Palmas, Renato Kraô, a iniciativa do governo do Estado vai aproximar os serviços de educação e saúde às comunidades indígenas. “A escola é a ferramenta que abre caminho e pode educar e ajudar na saúde, cuidando da higiene bucal”, afirma o líder indígena alertando para o fato da problemática da saúde bucal nas aldeias ser mais séria que entre os não índios.


http://surgiu.com.br/noticia/98760/projeto-sorriso-legal-vai-levar-educacao-e-saude-s-aldeias-indigenas.html 

Nenhum comentário: