sexta-feira, 5 de julho de 2013

Indígenas têm oportunidade de estudar na Europa


No último dia 02 de julho, professores e acadêmicos indígenas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participaram de uma palestra na aldeia Bororó sobre o projeto de mobilidade acadêmica Erasmus Mundus – Babel, proposto pela Universidade do Porto, em Portugal. O projeto oferece a estudantes da América Latina a oportunidade de realização de parte da graduação ou toda a pós-graduação em universidades parcerias de países europeus. Um dos grupos específicos abrangidos pelo Babel é a população indígena.
O professor Vitor Alevato do Amaral, coordenador do Setor de Convênios e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio De Janeiro (UFRJ) e gestor do Erasmus Mundus - BABEL na América Latina, foi quem ministrou a palestra. Além de mostrar aos indígenas a interface do site e os caminhos iniciais para a candidatura à bolsa, Vitor tirou dúvidas e explicou como funciona e quais são as chances de seleção. O professor confirmou que é comum os brasileiros demonstrarem maior interesse por Espanha e Portugal, devido à facilidade da língua, o que aumenta a concorrência nas universidades destes países. Um diferencial, porém, está na dificuldade de a população indígena da América Latina provar que é índio, o que pode se tornar um obstáculo a menos para os indígenas brasileiros. Com um documento emitido pela Funai ou pela própria universidade, esse problema está resolvido, e as chances dos brasileiros aumentam.
Esta será a primeira vez que o processo seletivo permite ao Brasil participar com candidaturas do grupo que abrange uma população indígena. “Nosso trabalho é pelo desenvolvimento das pessoas e pela integração dos povos, por isso nosso maior interesse é a troca. O candidato vai estudar algo que dificilmente ele estudaria aqui, mas também é muito importante o que ele vai deixar de sua cultura por lá”, afirma o professor Vitor.
Ronildo Jorge é índio terena, licenciado em história e bacharelando no mesmo curso. Seu interesse é fazer pós-graduação em Portugal na área de educação ou ciências sociais. Ele acredita que a educação, especialmente aquela voltada para os indígenas, tem sido bem trabalhada e há bastante oportunidade de trabalho. “Há uma necessidade de profissionais voltados para a aldeia, não só da educação, mas da saúde, da tecnologia, principalmente como uma forma de valorizar nossa cultura e mudar essa realidade violenta que estamos vivendo. O estudo proporciona benefícios não só para a pessoa, mas para toda a comunidade”, pontua Ronildo. 
Como a oportunidade para os indígenas brasileiros surgiu recentemente, foi a primeira vez que o professor Vitor do Amaral teve contato direto com o público-alvo. Para Ronildo, o fato de a palestra ter acontecido na Bororó mostra o cuidado que as instituições têm com o grupo. “Foi uma reunião importante para esclarecer as dinâmicas das outras universidades e estimular vínculos de estudos. Fazer a reunião dentro da aldeia mostra o quanto a UFGD e a UFRJ valorizam a comunidade”, afirma o indígena.


O projeto Babel (com o apoio financeiro atribuído pela Comissão Europeia através do programa Erasmus Mundus) oferece bolsas a latino-americanos que desejem realizar um período de mobilidade acadêmica ou formação integral em algumas das melhores universidades da Europa. As bolsas, disponíveis para estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado incluem um pagamento mensal, viagem de ida e volta, seguro e taxas de matrícula.
Os países latinos parceiros são Bolívia, Brasil, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Já os países europeus são Bélgica, Espanha, França, Itália, Holanda, Polônia, Portugal e Suécia. É importante salientar que não é possível fazer intercâmbio entre países da América Latina, somente daqui para a Europa.
A previsão é de que até meados de julho as inscrições estejam abertas. Para mais informações sobre o projeto acesse o site http://babel.up.pt ou envie um email para babel@reit.up.pt .


Assim que forem retomadas as atividades letivas da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da UFGD, uma nova palestra será realizada para que um número maior de acadêmicos possa ter conhecimento sobre o programa. O Esai está a disposição dos interessados, para quaisquer esclarecimentos, na unidade 1 da UFGD, na rua João Rosa Góes nº 1761 ou pelo telefone 3410-2745.

Nenhum comentário: