quinta-feira, 4 de julho de 2013

Cúpula federal está em MS para tratar da questão indígena

A secretária-executiva do Ministério da Justiça, Márcia Pelegrini, o assessor especial de Participação Social do Ministério, Marcelo Veiga, o diretor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Sebastião Pereira, e a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati, estão em Mato Grosso do Sul para tratar da indenização a produtores rurais visando a ampliação de áreas indígenas no Estado. Juntamente com outros representantes de órgãos federais, o grupo se reuniu na manhã desta quinta-feira (27), na governadoria, em Campo Grande, com o governador André Puccinelli, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel, e lideranças indígenas.
A reunião foi mais uma tentativa de buscar uma solução para os litígios fundiários no Estado, que soma hoje 66 propriedades rurais invadidas. Ontem, cem produtores sul-mato-grossenses e de outros estados participaram da audiência pública onde o secretário geral da presidência da República, Gilberto Carvalho, atendeu convocação da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), para tratar das irregularidades nos processos demarcatórios conduzidos pela Funai.
O presidente da Famasul, Eduardo Riedel, ressalta que as áreas requisitadas pelos indígenas são tituladas, com títulos reconhecidos pelo Incra.“São produtores rurais que vivem do seu trabalho, com áreas que na maioria dos casos são de médio e pequeno porte. Não podemos aceitar que essas pessoas sejam simplesmente destituídas de suas propriedades, sem a justa compensação”, afirmou Riedel.
Cerca de quarenta pessoas participam da reunião, entre elas lideranças das etnias Terena, Kadwéu, Guarani e Caiuá. Estão presentes na reunião também o coordenador geral de Movimentos de Campo e Território da presidência da República, Nilton Luiz Godoy Turbino; sub-procurador geral federal da Advocacia Geral da União (AGU) Antonio Roberto Basso; ouvidor nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República, Bruno Renato Nascimento Teixeira; e a secretária dos Direitos Humanos da Presidência da República, Ana Paula Villas Bôas.

dourados agora

Nenhum comentário: