sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O segundo encontro Internacional dos jovens indígenas

O encontro dos jovens da AJI foi realizando no dia 27 a 29 de janeiro na escola Tengatui Maragatu, a abertura começou as 9:00 da manha com a dança cultural indígena guarani, depois começou a reunião, nesta reunião se encontraram os jovens de outras aldeias foram discutidos varias questão como a educação, violência, saúde etc.

Os palestrante que estavam presentes vieram de vários paises, trocaram suas experiencia com os jovens de Dourados, falando como poderia levar as coisa boas que aprenderam para suas aldeia. A noite teve o lançamento do livro” NOSSOS OLHARES SOBRE A CIDADE” os autores falaram um pouco sobre o livro, qual foi o olhar ao tirar as fotos , qual foram os objetivos, e como se sentiram com o resultado de verem os livros prontos.

Teve desfile de uma designer kadiẃeu Benilda com suas roupas que ela mesmo desenhou com os traços de sua etnia, depois do desfile teve outra apresentação cultural na casa de dona Tereza uma rezadora guarani, teve dança da guarani. No último dia 29, todos os jovens representante de cada aldeia sentaram na mesa e começaram a falarem um pouco sobre as suas aldeias, quais são os problemas e o que se poderiam fazerem para acabarem com elas, porque os jovens querem um futuro melhor para sua comunidade.

Nenhum comentário: