quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cinco crianças indígenas morrem por diarreia no Amazonas

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (27), por meio de nota, que cinco crianças indígenas do município de Eirunepé, no Amazonas, morreram em razão de diarreia aguda.

Na mesma nota, o Ministério da Saúde retificou o número de mortes ocorridas em aldeias indígenas do município acriano de Santa Rosa do Purus. Dos 12 casos de diarreia, três foram descartados e nove confirmados.

Assim, as mortes por diarreia notificadas nos dois Estados somam 14. As vítimas morreram a partir de dezembro de 2011.

Duas equipes da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) --acionada também em 2009 na crise gerada pela gripe A (H1N1)-- foram enviadas a Eirunepé e a Santa Rosa do Purus.

Uma criança continua internada em estado grave no Hospital da Criança, em Rio Branco (AC).

De dezembro a janeiro, 263 casos de diarreia aguda grave foram notificadas em crianças indígenas, segundo o Ministério da Saúde.

Os sintomas apresentados pelas crianças são febre alta, vômito e diarreia. Uma equipe da área epidemiológica foi enviada para investigar a suspeita de um surto de rotavírus.

No entanto, os resultados dos exames não foram divulgados.

Segundo o ministério, um total de 23 profissionais da Força Nacional do SUS levam tendas infláveis que servirão de o apoio para a hidratação dos pacientes.

As tendas têm capacidade de até 20 leitos cada e podem atender ao todo 500 pessoas

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

Nenhum comentário: