quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Wilson Lisboa debate falta de recurso para a saúde indígena no AM A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Indígenas da ALE-AM realiza

Audiência vai discutir problemas relacionados à saúde indígena no Amazonas

Lisboa diz que desde que a responsabilidade sobre a saúde indígena foi retirada da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e repassada para Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), em 1999, os indígenas estão enfrentando graves dificuldades, principalmente com relação à falta de recursos. "A ideia da audiência é reunir informações, ouvir as demandas dos servidores que trabalham com o grupo e propor projetos de lei que atendam e priorizem os indígenas na saúde pública", disse o deputado. Representantes da Secretaria Estadual de Saúde Indígena (SESAI), Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (SEIND), Coordenações do Alto Solimões, Purus, Rio Negro, Vale do Juruá, entre outros municípios. Além da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Confederação das Organizações Indígenas e Povos do Amazonas, Associação Comunidade Waimiri-Atroari, Funasa e Funai, foram convidados para participar da audiência.
Malária, Hepatite B e C, entre outras doenças, vêm se tornando cada vez mais freqüente no meio deles. Além disso, falta postos e agentes de saúde em aldeias e comunidades. A situação, segundo o deputado Wilson Lisboa (PCdoB/AM). é ainda pior no Alto Solimões, região aonde aproximadamente 47 mil índios, vive em áreas isoladas.

De Manaus,
Samira Benoliel

Nenhum comentário: