quinta-feira, 9 de junho de 2011

Policia Federal monta Operação e entra na Reserva Indígena de Dourados

A Polícia Federal de Brasília está com tudo pronto para iniciar Operação na Reserva de Dourados. O objetivo é eliminar o tráfico de drogas através da prisão dos criminosos que se instalaram nas aldeias. São 120 dias de Operação em Mato Grosso do Sul. Depois de Dourados a operação seguirá para outras reservas no Estado.

Recentemente o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcio Meira, falou sobre segurança. Disse que ainda este ano será instalada na reserva de Dourados um policiamento efetivo com agentes da Polícia Federal e Funai.

Segundo informações apuradas pelo O PROGRESSO e o site Douradosagora, as aldeias estariam sem o policiamento permanente há mais de dois anos. Isto porque a Operação Sucuri, ligada à Funai, que realizava os trabalhos, foi desativada. “Estes profissionais não têm formação policial, o que os impede de realizar uma segurança mais eficaz.

A permanência dos agentes na reserva não estava resolvendo o problema da violência”, lembrou. Conforme relatório do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o índice de mortes de indígenas vem aumentando substancialmente no decorrer dos anos, sendo certo que, entre 2003 (13 vítimas) e 2007 (53 vítimas), houve um aumento de mais de 300% no número de vítimas fatais nas aldeias de Mato Grosso do Sul, grande parte em Dourados, onde há maior concentração indígena do Estado.

Nenhum comentário: