quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ações do Programa Aldeia Produtiva


A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em ação conjunta com a prefeitura municipal de Dourados realizou no dia 15 uma reunião com os coordenadores das aldeias Bororó, Jaguapiru e Panambizinho visando iniciar atividades de preparo do solo para o cultivo de mandioca de mesa e batata doce, por meio do Programa Aldeia Produtiva.

Através da ação, os indígenas dos grupos familiares já cadastrados na Agraer para participar do programa receberão óleo diesel para realizar o plantio e terão assitência técnica durante todo o ciclo da cultura. De acordo com o técnico da Agraer de Dourados, José Aparecido Simão está previsto o preparo de solo de 400 hectares para o plantio de ramas de mandioca e de 60 hectares para o plantio de batata doce. A ação beneficiará 91 grupos, num total de 800 famílias indígenas.

Programa
Com recursos de R$ 8 milhões por parte do governo do Estado, o programa desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) tem como principal objetivo inserir as aldeias indígenas no sistema produtivo, de forma a garantir a subsistência dos que nelas vivem por meio da produção e comercialização de produtos oriundos da terra.

Por meio do Aldeia Produtiva estão sendo distribuídos aos índios óleo diesel; sacas de sementes de arroz e milho safrinha; kits de hortas e kits pomares compostos por mudas de tangerina, limão, coco, acerola, maracujá, calcário e adubo, além de 68 patrulhas mecanizadas compostas por tratores, arados e carretas agrícolas.

Por meio do programa são realizadas também junto às famílias, visitas técnicas e cursos de capacitação, além da elaboração de projetos de crédito rural e aquisição de produtos para fomento das ações ligadas à produção de leite, mandioca, milho, arroz e também às atividades ligadas à apicultura.

Mato Grosso do Sul apresenta atualmente a segunda maior população indígena do país com mais de 64 mil pessoas distribuídas em 73 aldeias.

Nenhum comentário: