O índio terena e servidor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Fernando da Silva Souza, morador na Aldeia Jaguapiru em Dourados, foi homenageado pela Câmara Municipal de Campo Grande, no dia 20 de abril, em comemoração a semana do índio. Ele recebeu o troféu do Prêmio Domingos Veríssimo Marcos, pelos relevantes trabalhos desenvolvidos junto às populações indígenas do estado de Mato Grosso do Sul, em especial aos indígenas de Campo Grande.
Fernando Souza defendeu a efetiva participação indígena da capital no programa de saúde indígena desenvolvida pela FUNASA, implantou e capacitou o Conselho Local de Saúde Indígena de Campo Grande e garantiu a participação de representantes indígenas do município de Campo Grande no Conselho Distrital de Saúde Indígena do estado de Mato Grosso do Sul e está defendendo a implantação de uma Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) especifica para o Pólo de Saúde Indígena de Campo Grande para atender as populações indígenas.
Essas ações beneficiaram aproximadamente 6 mil indígenas que moram atualmente em Campo Grande, pois são ações afirmativas que promovem a dignidade e a qualidade de vida das famílias indígenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário