sexta-feira, 20 de abril de 2012

Jovens guaranis vencem concurso miss e mister indígena

A noite desta quinta-feira, Dia do Índio, foi marcada por muita elegância e emoção no II Concurso de Miss e o primeiro de Mister Indígena entre moradores da reserva de Dourados. Os vencedores de cada categoria pertencem à etnia guarani, da Aldeia Jaguapiru. O concurso aconteceu no salão de eventos da Unigran, com a presença do prefeito Murilo, demais autoridades locais e lideranças indígenas.
A miss indígena 2012 é a guarani Bárbara Marques Rodrigues, de 19 anos. Ela recebeu a faixa da miss 2011, a terena Suzeth Freitas, além de flores e um ensaio fotográfico. “ Estou realizada. Era meu sonho, mas não imaginava ganhar o concurso hoje, pois todas estavam lindas”, afirmou Bárbara.
O mister indígena 2012 é Cleiton Rodrigues de Lima, 20, também da etnia guarani e morador da aldeia Jaguapiru. Ele recebeu a faixa das mãos da vice-prefeita Dinaci Ranzi, um buquê de flores e um ensaio fotográfico. “ Foi incrível representar a aldeia. Todos os colegas estavam ótimos. Fiquei muito emocionado com o resultado”.
Participaram do concurso sete candidatos de cada categoria. No primeiro ato do desfile, eles se apresentaram com roupa social. No segundo momento, os candidatos se apresentaram com traje tradicional. Após o desfile as fichas dos jurados foram recolhidas pela organização para a avaliação dos pontos.
A pontuação foi dada de 0 a 10 para os quesitos beleza, estética intercultural, beleza corporal, simpatia, atuação na passarela e cultura/costume/tradição.
Os jurados foram a vice-prefeita Dinaci Ranzi, a professora Clélia Faustino Reginaldo, de Rondonópolis (MT), a reitora da Unigran Rosa Maria D’Amato de Déa, o presidente do Jornal Diário MS Alfredo Barbara Neto, o professor da Língua Guarani da cidade de Cascavel (PR) Pedro Pablo Velasques, a estilista da cidade de Bodoquena (MS), Benilda Radiwel e a professora da UFGD Valdelice Veron.
Resultados
Categoria Miss Indígena
1º Lugar – Bárbara Marques Rodrigues, guarani.
2º Lugar – Edna Aedo Jerônimo, 19, terena.
3º Lugar – Eliane Juca da Silva, 24 , kaiowá.

Categoria Mister Indígena
1º Lugar – Cleiton Rodrigues, guarani.
2º Lugar – Rocleiton Ribeiro Flores, 17, terena.
3º Lugar – Miciano Bruno Alves de Garcia, 17, kaiowá.

Nenhum comentário: