quarta-feira, 18 de abril de 2012

Imaginário sobre o que é ser indígena

Nesta semana é comemorada a semana do índio, amanhã é 19 de Abril, dia oficial do índio. Vamos então fazer uma reflexão sobre o que é ser índio no dia de hoje.
Uma questão interessante a ser discutida é o imaginário infantil sobre o que é índio.
Em um ensino primário na cidade, os meninos e meninas fazem desenhos, o que é ser índio, então o desenho é uma criança com um cocar com apenas uma pena, as marquinhas no rosto e uma tanguinha.
Mas de essa mesma atividade nas escolas da aldeia, os meninos indígenas irão desenhar pessoas vestidas normalmente, trabalhando, etc.
Digo tudo isso para dizer que as escolas ainda ajudam a manter o imaginário que deixou de existir.
Pois hoje, o índio é professor, é profissional da saúde, é advogado, nem todos são, mas ainda há muitos indígenas nas escolas e universidades em busca de um futuro melhor.
A cidade de Dourados tem uma mente ruralista muito pesada em relação a população indígena, um exemplo disso é a descriminação que o Brô M'cs sofreu na rede social após se apresentar no programa daXuxa , a pessoa que escreveu não tem a mínima noção que rede social todo mundo tem acesso, mas como a maneira de pensar desta pessoa esta tão passada ela nem se deu conta.
Um dos marcos dolorosos que os indígenas de MS sofreram foi em 2011 onde em um seminário que aconteceu na UNIGRAN (Universidade da grande Dourados) onde a discussão era questão agrária, a demarcação das terras indígenas. Neste dia os índios a imagem social do indígenas foi acabada, sem que os mesmo tivessem chance de se defender.
Se as escolas, alunos, pais não mudarem sua maneira de pensar, dialogar, se não pensarem humanamente os índios vão continuar na mesma carregando nas costas a discriminação, o desprezo.
Afinal cada tem uma maneira de pensar, e pensar é livre, mas em questão social, esta mais que na hora de conhecer o que é a realidade crua e nua, e ai sim ou defende ou é contra, ou não se manifesta.
Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do Brasil, mas o imaginário é ruralista, e os indígenas sempre colocados em segundo plano. A maneira de pensar, o imaginário das pessoas infelizmente põe o indígena na sola do sapato.

AJI - Ação de jovens indígenas

Nenhum comentário: