terça-feira, 25 de março de 2008

A TUTELA ACABOU!!?????




Em 1973 a tutela foi implantada por que os indígenas tinham que ser tutelados, pois tinha que ter um órgão responsável pelos indígenas, pois eramos considerados como crianças que não sabiam de nada e precisava de um órgão para nos orientar. E hoje a tutela não existe mais ela acabou a vinte anos, isso foi auto determinação dos povos indígenas em 1988, mas a FUNAI está ciente de que acabou a tutela tanto que no momento a única política deste órgão é as demarcações de terras.
O atual presidente da FUNAI começou a aplicar o fim da tutela, mas por que a FUNAI tardou tanto para reconhecer o fim da tutela, e por que se ela acabou a vinte anos ainda permanece na aldeia. Hoje o indígena é livre para fazer o que quiser, e por que hoje sofremos tanto para ter o RG civil, pois a identidade é uma questão estatística para a FUNAI. Hoje a tutela ainda existe, pois quando você vai viajar, fazer conta, etc precisa da autorização da FUNAI, e hoje somos obrigados a ter o RG civil e muitos povos da aldeia não querem ter pois dizem que vão perder os direitos indígenas, e a luta do Abril Indígena* é para ter no RG civil a etnia , sendo assim vamos ter o direitos indígenas e os direitos dos brancos e não vamos perder de qualquer forma os nossos direitos, pois também somos cidadão brasileiro.
Porém temos as nossas leis internas e a autodeterminação dos povos indígenas respeita as leis internas de cada povo , sua cultura, costume e tradição.

*abril indígena:movimento indígena realizado todo mês de abril em Brasília.

RG civil
“Os brancos querem é acabar com os indígenas, pois somos obrigados a ter o RG civil”Diz a indígena guarani que não quis se identificar, ela disse que antes não existia isso e passou a existir a pouco tempo. Ela diz que por que temos que ter o RG civil para trabalhar na cidade se as pessoas brancas que vão para a aldeia trabalhar não necessitam do RG indígena.
E diz ainda que se ela ter o RG civil ela não perde a sua cultura e tradição, pois o ser indígena está no sangue, para ela a obrigação de ter o RG civil está na cara que é preconceito “isso é discriminação...” diz ela.

Nenhum comentário: