quarta-feira, 26 de março de 2008

CPI DA DESNUTRIÇÃO

CPI DA DESNUTRIÇÃO ACONTECE NO DIA 27 DE MARÇO EM DOURADOS, DE MANHÃ IRÁ TER DEBATE NA CAMARA E DE TARDE SERÁ NA ALDEIA NA CASA DA NHANDE SY TERESA MARTINS.

A CPI da Desnutrição tem o objetivo de apurar as causas de desnutrição em aldeias na região de Dourados após mortes de indígenas. O propositor foi o deputado Maurício Picarelli (PTB) e a comissão busca verificar a utilização dos recursos federais e estaduais.

Será também apurada a relação entre a administração regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) e o representante da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em Mato Grosso do Sul, pois a impressa denunciou que 351 das 2.300 famílias que vivem na reserva indígena de Dourados receberam as cestas básicas enviadas pelo Governo Federal, através do Programa Fome Zero Indígena.

Outro índice apontado pela imprensa foi a ocorrência de 64 mortes para mil nascimentos em 2004, sendo 15 causadas pela desnutrição de acordo Funasa.

Entre os principais pontos de discussão estão o alcoolismo nas aldeias, eficiência dos programas assistenciais do governo, demarcação de terras indígenas e o suicídio.

Compõe a CPI Indígena os deputados Maurício Picarelli (presidente), Bela Barros (PDT - relatora), Pedro Kemp (PT), Dr. Loester (PDT) e Luizinho Tenório (PL).

Nenhum comentário: