segunda-feira, 24 de março de 2008

O inicio, o fim trágico-mas que pode ser mudado!




JAQUELINE-KAIOWÁ

Já parou para pensar onde tudo começa na aldeia?
Ainda esta semana em uma das atividades da AJI na aldeia tive a resposta de uma pergunta que eu mesma fazia para mim, eu já vinha pesquisando, mas não conseguia obter uma resposta certa.
A pergunta é onde e quando começa a viôlencia na aldeia??
Então eu vinha observando as pessoas adultas, crianças e jovens. A resposta que eu tive não foi novidade para mim. As crianças convivem com essa viôlencia, ela vêem a maneira que os jovens(manos) de hoje se vestem e pelo que eu pude perceber eles adoram aparecer e então desde pequeno começam a usar aquelas roupas que os manos usam, e em um grupinho de crianças de aproximadamente sete a dez anos pude perceber que brincam de lutar, falar girias e até mesmo andar do jeito que os manos andam.
Então continuei observando, e em outro dia de atividade tinha musicas pop e dance eles adoram este tipos de musicas e começaram a dançar, gritar e pular ou seja se divertem até, adoram mostrar as habilidaes que cada um tem.

Conclusão:

É a partir dai que tudo começa, as crianças desde pequeno convivem com este mundo e começam a sair em festas, onde começam a se descobrir, começam a fumar em roda de amigos e ficam viciados no passeio onde começam a desobedecer os pais, largam a escola e vão para o mundo das drogas.
E é neste momento que é fundamental o carinho dos pais, os pais não podem abandonar os seus filhos neste momento pelo contrário, eles tem que procurar a ajudar pois ele é vitima, ele não está nessa por que quer mas por que quis aparecer e ser igual a todo mundo, e ele está em um momento frágil e não é dando sermão que você o trás de volta mas sim com carinho!!

Nenhum comentário: