A alta taxa de abandono escolar e o baixo índice de aprovação dos
estudantes do ensino fundamental caracterizam as escolas rurais
brasileiras esquecidas pelo poder público. Estudo elaborado pelo
Observatório das Desproteções Sociais no Campo, do Instituto CNA, com
base nos dados do Censo Escolar 2012, do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação
(Inep/MEC), identificou 508 escolas esquecidas no campo, com condições
precárias de funcionamento, de um total de 75.678 escolas existentes nas
áreas rurais do país.
Em média, apenas 60,9% dos alunos das chamadas escolas esquecidas
conseguem aprovação durante o ensino fundamental, frente a uma taxa
média de 86,7% apresentado pelas demais escolas públicas rurais do país.
A taxa média de alunos que desistem do ano letivo chega a 22,9% nas
escolas esquecidas, índice bem superior aos 3,8% das escolas rurais da
rede pública. Tais dados identificam a baixa qualidade do ensino
oferecido pelas chamadas escolas esquecidas e localizam as unidades
rurais mais carentes de investimento em educação.
O estudo do ICNA verificou, ainda, que estes baixos indicadores de
desempenho acompanham os indicativos de estrutura física inadequada à
relação de ensino-aprendizagem escolar destas escolas, que representam
0,7% das unidades de ensino fundamental do campo. Segundo os dados do
Censo Escolar 2012/Inep, as escolas esquecidas não possuem energia
elétrica, esgoto sanitário e água filtrada para os alunos, além de itens
básicos para o aprendizado, como biblioteca, antena parabólica,
computador, televisão e videocassete.
O maior número de escolas esquecidas foi encontrado no Pará, com 209
unidades, seguido pelo Amazonas, com 202 escolas. Também foram
localizadas escolas esquecidas nos Estados do Acre (36), Maranhão (22),
Bahia (12), Roraima (11), Pernambuco (6), Amapá (4), Mato Grosso (3),
Piauí (2) e Rondônia (1).
Com base na análise dos dados do Inep/MEC, foi possível constatar,
também, que 46,7% das escolas esquecidas do meio rural estão localizadas
em áreas diferenciadas, sendo a maioria, o equivalente a 77,6% delas,
em terras indígenas. As demais estão em áreas de assentamento (18,6%),
remanescentes de quilombos (3,4%) e em unidades de uso sustentável
(0,4%).
A análise dos Microdados do Censo Escolar 2012 do Inep/MEC
identificou não apenas a situação de precariedade das escolas
esquecidas, mas também a estrutura física inadequada para uma
aprendizagem escolar eficiente das escolas rurais em geral. Segundo o
estudo do Instituto CNA, 88,5% das escolas do meio rural não possuem
bibliotecas, 61,3% não possuem computadores, 52,2% não contam com
aparelhos de televisão e 51,1% não têm videocassete e/ou DVD. Também são
altos os índices de escolas que não possuem água filtrada para consumo
(18,1%), energia elétrica (13,7%) e esgoto sanitário (14,7%).
Fonte: CNA, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
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