segunda-feira, 29 de setembro de 2014

As histórias ao redor do fogo influenciaram nossa evolução social e cultural

Agência SINC, 28 de setembro de 2014.- Os humanos descobriram o fogo faz com que entre 400 mil e um milhão de anos. Suas chamas foram usados ​​para cozinhar alimentos, afastar predadores e iluminar a escuridão. Agora, um estudo com bosquímanos do Kalahari, na África, diz que as histórias contadas pelo fogo também serviu para evoluir o pensamento humano, para fortalecer as tradições sociais e cultivar a imaginação.

Um estudo conduzido por Polly Wiessner, um antropólogo da Universidade de Utah (EUA), com bosquímanos do Kalahari indica que as histórias contadas à luz do fogo ajudou a construir a identidade social e cultural humana.

O estudo, publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências (PNAS) explica que essas histórias ao calor das chamas serviu para evoluir pensado para reforçar as tradições sociais, promover a harmonia e igualdade, e cultivar a imaginação .
"As histórias do calor das chamas serviu para reforçar as tradições sociais, promover a harmonia e cultivar a imaginação, de acordo com o estudo"

Pesquisas anteriores já haviam estudado como ele tem influenciado o fato de cozinhar o alimento na dieta e anatomia ", mas pouco se sabe sobre o efeito que tinha longas jornadas de trabalho, à luz do fogo, a cultura ea sociedade ", diz Wiessner.

"Há algo em chamas na escuridão linking, acalma e emociona as pessoas. É íntimo. A noite em torno de uma fogueira é universalmente entretenimento tempo em que a informação social é trocado e emoções ", diz o antropólogo que estudou os bosquímanos 40 anos.

Nesta pesquisa Wiessner chamado expert "exploratória", analisou muitas conversas durante o dia e à luz de tiros entre os bosquímanos? Kung (também chamado de Ju / 'hoansi) 4.000 dos quais vivem agora no deserto de Kalahari, no nordeste da Namíbia e Botswana noroeste. O apóstrofo ponto de exclamação eo nome representa o 'click' no seu idioma.

"Essas pessoas vivem da caça e da coleta e é assim que os nossos antepassados ​​viveram por 99% de nossa evolução. O que acontece durante a noite ao redor da fogueira com esses caçadores-coletores pode nos dar pistas para entender como esses momentos contribuíram para a construção da identidade humana ".

Segundo Polly Wiessner, as histórias são contadas em quase todas as sociedades de caçadores-coletores e em combinação com os presentes, estavam os meios de comunicação nas origens da humanidade.
Desenvolvimento Humano

Evidências arqueológicas indicam que os ancestrais humanos tinham o controle do fogo esporádico um milhão de anos ou mais, e regularmente utilizados 400 mil anos atrás.

"O fogo destrói os nossos ritmos circadianos, luz nos permitiu ficar acordado mais horas. As questões que coloco no estudo são: o que aconteceu naquele espaço iluminado pelo fogo e como isso influenciou o desenvolvimento humano ", diz Wiessner.
"As conversas noturnas em torno dos bosquímanos de fogo? Kung do Kalahari são 81% histórias"

Em seu trabalho, o antropólogo explica que IKung realizar reuniões em torno do fogo na maioria das noites, em grupos de até 15 pessoas. Um acampamento tem casas para cada família, mas à noite as pessoas costumam convergir em uma única casa. Ela olhou só fala envolvendo cinco ou mais pessoas.

As histórias contadas à luz do fogo para lidar com questões como a caça do passado, lutas para a carne, casamento, costumes conjugais, assassinatos, incêndios, nascimento, nos desviamos, interações com outros grupos, avarias de veículos, perseguição por animais, disputas e casos extraconjugais. "Mitos tradicionais também dizer", acrescenta.

Wiessner descobriram que as conversas diurnas foram muito diferentes dos apresentados na luz do fogo. No dia, 34% foram reclamações, críticas e fofocas para regular as relações sociais. 31% estavam relacionados a questões econômicas, como a caça para o jantar, 16% eram piadas; apenas 6% eram histórias eo resto eram outras questões.

No entanto, à noite, 81% das conversas eram histórias, e apenas 7% tinham a ver com as reclamações, críticas ou fofocas; e 4% foram de natureza financeira.
Comunidade ampliada

"À noite, as pessoas realmente deixar ir e encontrar entretenimento. Se houve conflitos são resolvidos no mesmo dia, falando de pessoas que não estão presentes e estão em redes maiores. Também em pensamentos sobre o mundo espiritual e como ele afeta o mundo humano.

A idéia foi estendida comunidade que tornou possível para os seres humanos a colonizar o planeta, diz o cientista. "Os seres humanos são comunidades que não estão juntos no espaço, mas em nossas cabeças. Para os bosquímanos pode ser de até 120 quilômetros de distância ", acrescenta.

Wiessner indica que as histórias na fogueira, discussões, cerimônias e celebrações despertou a imaginação humana e habilidades cognitivas para formar essas comunidades imaginadas. Eles também reforçaram a capacidade humana de "ler" o que os outros estão pensando, não apenas seus pensamentos e intenções, mas as suas opiniões sobre os outros.

"Com a eletricidade, essas histórias ao redor do fogo não existem mais. Os pais passam cada vez menos tempo contando histórias para seus filhos, estão ocupados com seus tablets e smartphones ", diz o antropólogo.

Referências:

- Polly Wiessner. "Embers da Sociedade: Discussão Firelight Entre os Ju / 'hoansi bosquímanos." PNAS, 22 de setembro de 2014.


Fonte

Nenhum comentário: