quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Sistema penal dos indígenas

A AJI, realizou uma discussão sobre a questão do sistema penal dos indígenas. A idéia era questionar duas partes, onde uma defendia que os indígenas teriam que se submeter o mesmo processo penal do que os não indígenas, ou seja cumprir a mesma pena.A outra parte defendia que o indígena teria que ter uma pena diferenciada.
Bom todo o desenrolar da questão começou com a encenação de uma pequena peça, onde simulavam um homicídio envolvendo roubo. Depois desta encenação fizemos um pequeno júriziho para simular o crime, neste júri foi colocado as duas questões já citadas a cima.
A questão da gravidade dos crimes foram colocadas, os motivos, a impunidade,o aumento da violência entre outros fatores para incrementar ainda mais a discussão. Foi colocado que se por um lado o indígena cumpre a pena como o não índio, ele perde em outras partes, por seus direitos não
serem de fatos cumpridos, sendo que só na hora de pagar pelos seus erros ele é submetido a mesma pena do não índio. E por outro lado se um indígena comete um crime, por qualquer motivo, nem que por motivos banais, ele teria que pagar com a mesma pena que o não índio paga, pois sem este comprimento
ele estaria cometendo uma desigualdade, uma indiferença, questões que sempre debatemos e lutamos para conseguir, sermos tratados iguais, sem indiferença. Uma questão que aumentará e muito ao meu ver se o indígena não cumprir a pena como se deve, é que a impunidade irá correr solta, e a violência aumentará de uma forma assombrosa, pois ele não vai ficar preso mesmo, e voltará a cometer atos criminosos, pois ele sabe que não vai ficar preso. E depois nada justifica um homicídio, quem comete tem que pagar, seja ele negro, branco ou índio.



Cunha Poty Rory - 21 anos - guarani

Nenhum comentário: