terça-feira, 25 de setembro de 2007

A convivência entre a cidade e a aldeia

Hoje a aldeia está muito próxima da cidade , onde facilita muito o contato dos Indígena com os brancos , e muitas vezes os indígenas tem acesso a muitas coisas brancas como :festas e outras coisas , onde acabam se envolvendo cada vez mais e esquecem de voltar , esquecem de sua cultura , hoje não somos nada sem a nossa cultura .
Infelizmente não temos controle em situações como esta , afinal cada pessoa cuida de sua vida , hoje a maioria das pessoas não falam a língua materna , por que já vieram de uma geração onde os seus pais não falavam mais a língua ou os próprios indígenas casam com os brancos, facilitando para que seus filhos não falem mais a língua. Hoje as escolas da aldeia oferecem o ensino bilingue , mas isso ajuda muito pouco , hoje as crianças quando vêem seus colegas falando a língua eles o zombam, isso acontece muito nas escolas , a lingua materna está cada vez mais extinta

Cunha anhanduá
17 anos

2 comentários:

Exotike disse...

afnail cada pessoa cuida de sua vida?

MAIS ELES SE SUICIDAM????

EEEEEEE???

tem razao Alejandro so tem que procurar ganar dinheiro!

Unknown disse...

meu camarada eu sei que cada um cuida de sua vida , mas eu acho que você não soube interpretar o que você disse não tem nada a ver ou você não soube se expressar . Você concluiu o ensino fundamental??????? Eu acho que voce matava aula de interpretação de texto...........