Tal como estava previsto, o Governo canadiano aprovou a construção do
chamado Northern Gateway, um oleoduto de 1.177 quilómetros proposto pela
empresa Enbridge para exportar para a Ásia o petróleo dos poços de
Alberta através de um porto na costa do Pacífico canadiano.
O primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, tinha dito em diversas
ocasiões que o projeto é fundamental para o desenvolvimento e exploração
do petróleo canadiano e para a prosperidade canadiana.
Em 2012, Stephen Harper tomou a decisão de abandonar, em nome do Canadá,
o protocolo de Quioto, o único país a abandonar o tratado internacional
para poder desenvolver sem limitações os poços de Alberta, que são
considerados os maiores do mundo.
Numerosos grupos indígenas, que ocupam territórios onde terá de passar o
oleoduto, manifestaram oposição ao projeto por temerem consequências
ambientais de um possível derrame.
Também grupos ecologistas estão contra a construção do oleoduto pelos riscos para as águas do Pacífico norte.
O projeto Northern Gateway prevê a construção de um terminal de carga de
petróleo na localidade de Kitimat, uma área crucial para numerosas
espécies, incluindo a baleia jubarte.
Com a construção do terminal está prevista a passagem de entre 600 a 700
superpetroleiros na zona o que, para as organizações ecologistas,
provocará graves prejuízos à vida animal na região.
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