terça-feira, 24 de junho de 2014

Governo canadiano aprovou construção de oleoduto contestado por indígenas e ecologistas

Tal como estava previsto, o Governo canadiano aprovou a construção do chamado Northern Gateway, um oleoduto de 1.177 quilómetros proposto pela empresa Enbridge para exportar para a Ásia o petróleo dos poços de Alberta através de um porto na costa do Pacífico canadiano.
O primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, tinha dito em diversas ocasiões que o projeto é fundamental para o desenvolvimento e exploração do petróleo canadiano e para a prosperidade canadiana.
Em 2012, Stephen Harper tomou a decisão de abandonar, em nome do Canadá, o protocolo de Quioto, o único país a abandonar o tratado internacional para poder desenvolver sem limitações os poços de Alberta, que são considerados os maiores do mundo.
Numerosos grupos indígenas, que ocupam territórios onde terá de passar o oleoduto, manifestaram oposição ao projeto por temerem consequências ambientais de um possível derrame.
Também grupos ecologistas estão contra a construção do oleoduto pelos riscos para as águas do Pacífico norte.
O projeto Northern Gateway prevê a construção de um terminal de carga de petróleo na localidade de Kitimat, uma área crucial para numerosas espécies, incluindo a baleia jubarte.
Com a construção do terminal está prevista a passagem de entre 600 a 700 superpetroleiros na zona o que, para as organizações ecologistas, provocará graves prejuízos à vida animal na região.
Fonte

Nenhum comentário: