segunda-feira, 28 de abril de 2014

Miséria nas aldeias é por ‘vontade’ de indígenas, dizem internautas



Nota: O site Dourados News publicou a matéria "Miséria nas aldeias é por ‘vontade’ de indígenas, dizem internautas". A Ação de Jovens Indígenas  de Dourados e o Grupo de apoio aos Povos Kaiowá e Guarani vem através desta se manifestar em relação a matéria. 
A mateŕia em si é o resultado de uma pesquisa, é bom saber o que os não índios pensam dos indígenas, mas a realidade não é essa, cada um tem sua liberdade de expressão mas quantos já vieram visitar a aldeia, procurar o histórico dos povos indígenas para entenderem o que acontece nos dias de hoje, é facil julgar mas fazer uma ação para que isso mude de rumo é uma raridade. 
Na aldeia de Dourados muitos indígenas trabalham em empresas nas cidades, em usinas, escolas, postos de saúde, lojas, supermercados, e outros. Isso sim não divulgam, e o resultado dessa matéria só nos esclarece ainda mais o quanto não se interessam pela causa indígena, o quanto são desinformados, preconceituosos, é só caminhar pela aldeia pela manhã e no fim da tarde para ver quanta gente vai e vem do trabalho. 
E outro ninguém vive na miséria por vontade própria, isso é consequência de muitos outros fatores. 
AJI/GAPK


Leia a mateŕia abaixo: 
http://www.douradosnews.com.br/dourados/miseria-nas-aldeias-e-por-vontade-de-indigenas-dizem-internautas
 
A maioria dos internautas que votaram na enquete proposta pelo Dourados News acreditam que, famílias vivendo na miséria dentro da Reserva Indígena do município estão na situação por vontade própria. Ao todo, 290 (34,28%) dos 846 votantes, citaram que opções por renda existem, mas boa parte das pessoas não querem trabalhar.

Na data comemorativa ao Dia do Índio, o site mostrou a vulnerabilidade de indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru em Dourados.

Numa das ocasiões, a reportagem encontrou o casal Luciana Aparecida Reginaldo, 29, e Josimar da Silva, 27, que moram com cinco filhos num barraco de lona onde havia apenas uma cama para as crianças e o chão frio para os pais. O fogão, fica do lado de fora.

“Meu esposo está desempregado, então ele está fazendo bicos, carpindo terrenos para os outros para nós sobrevivermos. A cesta [básica] que recebemos dá para 10 dias no máximo, depois comemos mandioca e pucheiro”, contou Luciana na data, reclamando da dificuldade de se conseguir trabalho.
OUTROS RESULTADOS

Ainda segundo a opinião de 23,17% (196) dos participantes da enquete, a miséria existente dentro da Reserva é causada pela dependência de drogas ilícitas e bebidas alcoólicas.

Já 158 (18,68%) culpa a falta de políticas públicas e de inclusão social dos moradores do local.

A ‘responsabilidade dos governantes, que pouco fazem a favor dos indígenas’ foi a causa escolhida por 142 votantes (16,78%). Por fim, 60 pessoas (7,09%) preferiram a opção que a situação mostra a desigualdade social em todo o Brasil.

NOVA ENQUETE

Após o prefeito Murilo Zauith (PSB) sancionar a Lei Complementar nº 245, autorizando a criação da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) – entidade que administrará o Hospital da Vida e também a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas – como você acredita que ficará o atendimento no HV? Participe de nossa enquete.


Nenhum comentário: