quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Ministro exonera coordenador de Distrito Sanitário Indígena em MS

Ministro da Saúde exonera coordenador do DSEI em MS (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, exonerou, nesta quarta-feira (4), Nelson Carmelo Olazar do cargo de coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Mato Grosso do Sul. A portaria, de número 2.938, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e cita que a exoneração ocorreu “a pedido” do servidor.

A saída de Olazar do órgão, ligado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ocorre depois de índios ocuparem a sede do DSEI em Campo Grande, no dia 18 de setembro, e pedirem que o coordenador deixasse o cargo. Os indígenas permaneceram no local em forma de protesto e no dia 3 de outubro a Polícia Federal (PF) negociou a desocupação do prédio.
 
À época, servidores do órgão foram impedidos de trabalhar. O argumento dos índios para pedir a troca de comando era a má qualidade da saúde nas aldeias.

A situação também ganhou capítulo na Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde (CPI) da Assembleia Legislativa no dia 3 de outubro, quando Nelson Olazar e o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena em Mato Grosso do Sul, Fernando de Souza Terena, foram ouvidos pelos deputados e falaram do tema.

O DSEI, órgão ligado diretamente ao Ministério da Saúde, é responsável pela atenção básica e por intermediar, com a rede pública, hospitais e atendimentos de média e alta complexidade.
Fonte

Nenhum comentário: