segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Força Nacional permanece por mais 90 dias no MS

A Força Nacional de Segurança Pública continuará por mais 90 dias no estado do Mato Grosso do Sul, onde realiza ações de prevenção e repressão a conflitos agrários e na atuação em casos que envolvam comunidades indígenas. A decisão do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi publicada nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União.

A decisão do ministro da Justiça levou em consideração o acordo de cooperação federativa da Força Nacional, celebrado entre a União e o estado do Mato Grosso do Sul, considerando a manifestação do diretor da FN, tenente-coronel Alexandre Aragon.

Em reservas indígenas como Dourados (MS), a Força Nacional presta apoio à Polícia Federal desde junho de 2011, quando foi desencadeada a Operação Tekohá (Nossa Terra) para fiscalização nas aldeias Jaguapiru e Bororó. O objetivo é diminuir os índices de violência contra a comunidade indígena.

Além de atuar na prevenção a conflitos agrários e indígenas, os componentes da Força Nacional atua também no combate ao tráfico de armas e drogas, descaminho, contrabando e outros crimes mais comuns em áreas de fronteira.

A renovação conta da data da publicação da portaria e pode ser prorrogada, levando em consideração o pedido do estado do MS e a análise do Ministério da Justiça.

Apenas nos últimos sete dias, a Força Nacional no Mato Grosso do Sul prendeu oito bolivianos por portarem documentação falsa, mais dois homens com mandados de prisão em aberto por assaltos, realizou uma prisão em flagrante por lesão corporal grave e apreendeu cocaína e maconha.

Fonte

Nenhum comentário: