domingo, 21 de agosto de 2011

CONVITE DE MANIFESTAÇÃO

Prezado (a) Senhor (a),


Tendo em vista o sucateamento da estrutura da saúde indígena em nossa aldeia e no estado de mato Grosso do Sul neste processo de transição da FUNASA para a Secretaria Especial de Saúde Indígena/SESAI, verificado pelas péssimas condições em que se encontram toda a estrutura dos Postos de Saúde, transporte, assistência farmacêutica, equipes de saúde e demora nos encaminhamentos, exames e demais procedimentos na rede do Sistema Único de Saúde, afetando diretamente os usuários do subsistema de saúde indígena das nossas aldeias, especialmente mulheres e crianças.
Nesse sentido, tentando chamar a atenção dos Gestores da Saúde Indígena no Ministério da Saúde, o Conselho Distrital de Saúde Indígena/CONDISI-MS encaminhou 04 (quatro) documentos relatando a situação de dificuldades em que se encontra a Saúde Indígena no estado. Já formalizou dois convites para que o Secretario Nacional da Saúde Indígena viesse ao nosso estado para verificar in loco as problemáticas e no entanto nenhuma resposta foi obtida, apenas contatos telefônicos com a sua assessoria informando que para a SESAI Mato Grosso do Sul não é prioridade.
Diante da falta de resposta e com o descaso do governo para com os povos indígenas do nosso estado que tem pagado com a própria vida, especialmente crianças, mulheres e idosos estamos convocando a nossa população em geral, professores indígenas, alunos do ensino fundamental do 5º ao 9º ano, alunos do ensino médio para uma grande mobilização em defesa de uma saúde indígena digna e de qualidade para o nosso povo, a ser realizado no dia 22 de Agosto às 08 horas da manha na rotatória da aldeia Jaguapiru, abordando e denunciando os seguintes pontos:
• Viaturas do plantão em péssimas condições, sujas, contaminados com sangue e secreções onde os pacientes em geral: gestantes, crianças, idosos, pós operados, recém nascidos, esfaqueados estão sendo transportados como se fossem animais;
• Precariedade na estrutura das Unidades de Saúde que necessitam de reformas, onde os banheiros, sala de espera, consultórios estão totalmente impróprios e inadequados para uma Unidade de saúde, cujo ambiente não são arejados e iluminados, e com vários improvisos para atender os pacientes;
• Falta de medicamentos básicos e de uso continuo nas Unidades de Saúde, em quantidade suficiente para atender a demanda, ficando vários dias sem os medicamentos agravando a situação e o sofrimento dos pacientes;
• Falta de materiais, equipamentos e insumos básicos nas Unidades de Saúde, além da falta de condições de trabalho para as equipes de saúde;
• Sucateamentos das viaturas da saúde indígena por falta de manutenção preventiva e corretiva, onde a metade está parada aguardando consertos.

Assim sendo, convocamos as lideranças indígenas, trabalhadores de saúde, trabalhadores da educação, alunos, pais de alunos e comunidade em geral para mostrar a nossa indignação e sensibilizar o governo federal, através da SESAI, por uma atenção urgente visando sanar os problemas acima citados e proporcionar aos povos indígenas do estado de Mato Grosso do Sul, que é a segunda maior população indígena do país, uma saúde mais digna e de qualidade. Esperamos apoio e envolvimento de todos nesta causa, para evitar a repetição dos fatos já ocorridos em nossa comunidade quando fomos visto como a Etiópia do Brasil, devido às mortes de crianças indígenas por desnutrição no ano de 2004/2005.


Dourados, 15 de agosto de 2011.





Fernando da Silva Souza
Presidente do CONDISI/MS
9932-5400




Silvio Ortiz
Presidente do Conselho Local
9933-5022



PROGRAMAÇÃO:

Data: 22/08/2011 – Segunda-feira

08:00 hs – Concentração na Rotatória da Aldeia Jaguapiru e caminhada até ao Ministério Público Federal e encerramento na Praça Antonio João, no centro de Dourados com apresentação cultural.

11:00 hs - Encerramento.

Um comentário:

Alex Makuxi disse...

CAROS AMIGOS, NINGUEM MOVE O MUNDO FICANDO CADA UM EM SEU LUGAR, O GOVERNO BRASILEIRO AFIRMA QUE A CRISE NÃO ATINGIRÁ O BRASIL. MAS QUE CRISE É ESSA QUE ESTÁ ACABANCO COM A SAÚDE, A EDUCAÇÃO E COM TODA POLÍTICA QUE BENEFICIA OS POVOS INDÍGENAS? SE UNIR É PRECISO, E NÓS FAZEMOS ISSO SOMOS UM POVO UNIDO, SOMOS UM POVO FORTE, SOMOS O POVO INDÍGENA! NENHUMA MANIFESTAÇÃO É BOA, MAS BOA SORTE PRA VOCÊS !!!

SAUDAÇÕES MAKUXI
ALEX MAKUXI