segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Lançamento do Festival de Teatro em Dourados é na 5ª-feira


Com a participação de grandes nomes do teatro contemporâneo brasileiro, regional e internacional, Dourados será palco de espetáculos artísticos e culturais de 9 a 18 de setembro. Promovido pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura (IDAC), o III Festival Internacional de Teatro de Dourados irá mobilizar os movimentos teatrais do país para oferecer ao público espetáculos regionais, nacionais e internacionais.

Na quinta-feira, dia 1º de setembro, será realizado a cerimônia de lançamento do Festival, com uma grande celebração da arte. Nesta noite, às 20h, no Cine-auditório da UFGD, duas apresentações artísticas, simbólicas da cultura sul-matogrossense e reveladoras da terceira edição do Festival, darão o tom da noite.

Na ocasião será apresentada a programação completa do Festival, que como nas edições anteriores, está repleta de espetáculos de qualidade. Segundo o coordenador do Festival, poeta Emmanuel Marinho, a apresentação da noite de lançamento é uma forma de valorizar a cultura dos índios guaranis de Dourados, que tanto contribuem para a formação da identidade e da cultura local. Tanto é que o símbolo do Festival deste ano é uma foto de Gilmar Galache, retratando o Guaxiré (dança típica) na aldeia Kaiowa Guyra Roka, em Caarapó.

A primeira apresentação na abertura desta quinta-feira será o ‘Ñanderu Guasu Oipytyvõ Ika´aguyre’, concebido e dirigido pelo professor Kaiowá César Fernades Benites e por Alice Rosane Benites. É encenado por um grupo de alunos da escola Municipal Araporã, da aldeia Bororó. O professor Benites diz que este trabalho faz parte da cosmologia Guarani, uma representação dos elementos da natureza e da criação da humanidade.

O harpista douradense Rafael Rodrigues irá mostrar seu talento singular para encher o cine-auditório de música que revela a identidade fronteiriça.

Arte e cultura

O III Festival Internacional de Teatro de Dourados, na essência de democratizar a cultura, irá levar espetáculos para locais públicos, ao ar livre. A praça Antônio João, o Parque dos Ipês e a Feira da Rua Cuiabá serão um dos locais que vão receber os artistas. A Escola Municipal Araporã, na aldeia indígena também receberá espetáculos. Parte das apresentações vão ser feitas no Teatro Municipal de Dourados.

Entre as atrações de destaque de 9 a 18 de setembro está o espetáculo “Lo que más me gusta de Federico”, um recital de poemas acompanhado por instrumentos musicais. É encenado por um grupo do Paraguai. O Festival contará ainda com várias oficinas, palestras e workshops, e uma mostra de trabalhos de professores e alunos do curso de Artes Cênicas da UFGD.

Fonte: DouradosAgora

Nenhum comentário: