A Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (Copai), órgão vinculado a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), inicia na terça-feira (26), a II Semana do Índio.
O evento tem como tema “Os guarani de Mato Grosso do Sul e seus direitos”, e terá palestras e apresentações culturais até o dia 28, no auditório da OAB/MS.
De acordo com a presidente da CEAI, Samia Roges Jordy Barbieri, o objetivo é levar informação para todos os ramos da sociedade e, desta forma, reduzir o preconceito que ainda existe em relação a cultura indígena. “Queremos divulgar uma cultura de paz. Essa é a função social do advogado, da OAB”, ressalta Samia.
No primeiro dia o assunto será “A situação atual dos guarani de MS - A solução dos conflitos e a busca por uma cultura de Paz”, com os convidados indígenas Otoniel Ricardo, Edna Guarani e Tonico Benites, a palestra será às 18h30.
Já no dia 27 de abril, a Semana do Índio conta com a presença da presidente da CEAI, Samia Roges Jordy Barbieri, e dos convidados Francisco das Chagas Lima Filho, desembargador Federal do TRT da 24ª Região, e Paulo Douglas Almeida de Moraes, procurador do Trabalho da 24ª Região. Eles vão abordar “O Direito Indígena e a questão laboral nas usinas de açúcar e de álcool de MS”.
O último dia de evento (28) começa às 16 horas, com a apresentação da peça de teatro “TEKOHA - Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno”, inspirada em Marçal de Souza, encenada pelo Teatro Imaginário Maracangalha e dirigida por Fernando Cruz .
Em seguida, o tema “O Direito Indígena e os povos indígenas : uma visão do futuro” será apresentado pelos convidados indígenas Marcos Terena e Ailton Krenak. Às 22 horas, terá a “Noite Cultural”com artesanato, música e comida guarani. O encerramento acontece com a Leitura da Carta da II Semana do Índio na OAB/MS.
Serviço: As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail janaina@oabms.org.br. É necessário fornecer nome, telefone e cargo/profissão. Haverá emissão de certificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário